Os checos começaram o jogo a sorrir, confiantes, mas foram mudando de semblante e, após 90 minutos de progressivo silêncio, apenas abriram a boca para dar os parabéns à seleção portuguesa de canoagem.
O improvável ''duelo'' de bancada ocorreu em Zagreb, Croácia, nos Europeus de canoagem, que tiveram a curiosidade de juntar as duas seleções no mesmo hotel: os quartos-de-final do Euro2012 de futebol mereceram o repto de assistirem ao ''duelo'' num restaurante.
A pizzaria Napoli foi o palco deste jogo de emoções, com a equipa portuguesa a chegar em cima do apito inicial e a comitiva checa já com o jogo a decorrer.
Os remates de Cristiano Ronaldo ao poste mereciam sorrisos condescendentes checos e o golo invalidado e Hugo Almeida (fora de jogo) mereceu mesmo troça, pois festejaram o tento depois dos portugueses se calarem, quando se aperceberam da irregularidade do lance.
Ao intervalo a confiança mantinha-se firme nos dois lados, altura em que a seleção lusa começou a perder adeptos, pois o K4 500 feminino teve de recolher aos quartos, já que entra em competição manhã cedo de sexta-feira.
Excetuando uma ou outra unha roída e um cabelito ou outro mal tratado, o grupo português mantinha-se sereno, esperançado que o golo surgiria a qualquer momento.
Aos 79 minutos, um longo ''goloooooo'' irrompeu no calor da noite (cerca de 30 graus) a festejar o cabeceamento certeiro de Cristiano Ronaldo, com os cachecóis verdes e vermelhos finalmente a voar, na assistência improvisada.
Enquanto os checos, ainda crentes, prometiam o empate, os portugueses ameaçavam com o 2-0, mas o resultado não se alterou: no fim, os adeptos de Leste mantinham um semblante ''ligeiro'', cientes de que Portugal ''foi bastante melhor''.
Em brincadeira provocatória, um responsável da federação ainda deu a conta das cervejas a um checo, mas este foi lesto a declinar a responsabilidade, bem como a tirar o cachecol que, entretanto, lhe tinham posto aos ombros.
''Agora será já em Portugal que veremos mais um jogo espetacular da seleção de acesso à final'', ouviu-se, na comitiva lusa, que dispersou imediatamente após o desafio, sendo que na Croácia é uma hora mais tarde do que em Portugal.