O Portugal-Espanha, das meias-finais do Euro2012 em futebol, levou o padre José Quinteiro a antecipar a missa na freguesia de Silvã de Cima, no concelho de Sátão, para que os seus fiéis consigam assistir ao jogo.
A seleção portuguesa de futebol defronta na quarta-feira a Espanha nas meias-finais do Euro2012, a realizar na cidade ucraniana de Donetsk, numa partida agendada para as 19:45.
“A vida das pessoas não é só Igreja”, disse à Lusa o pároco desta freguesia do distrito de Viseu, que habitualmente celebra missas semanais às quartas e sextas-feiras, a partir das 20:00.
Segundo o pároco, a hora da missa foi antecipada para que as pessoas possam participar na eucaristia a tempo de assistir ao encontro.
“Passou para as sete, termina às sete e meia e ainda têm um quarto de hora, como moram ali ao pé, para estar em casa a tempo e horas”, explicou o padre José Quinteiro, esclarecendo que esta não foi a primeira vez que tomou esta decisão.
Com missas semanais nas freguesias de Travassô, Espinhel e Óis da Ribeira, no concelho de Águeda, o padre Júlio Grangeia optou por não mexer nos horários das missas, agendadas para as 19:30, até porque “conhaque é conhaque e trabalho é trabalho”.
“Eu gosto muito de futebol e, portanto, terei muito gosto em ver o futebol a seguir. Quanto muito, irei roubar um quarto de hora ao futebol, mas conhaque é conhaque e trabalho é trabalho e mais nada”, afirmou o pároco em declarações à Lusa.
Também contactado pela Lusa, o padre Luís Bernardo, da paróquia de São Miguel de Acha, em Idanha-a-Nova, explicou que decidiu manter o horário da missa, agendada para as 20:00.
Portugal e Espanha vão defrontar-se pela 38º. vez na história, tendo, nos anteriores embates, a equipa das ''quinas'' vencido oito vezes, perdido 17 e empatado 12.
O jogo das meias-finais do Europeu entre Portugal e Espanha disputa-se a partir das 21:45 (19:45 em Lisboa) de quarta-feira no Dunbass Arena, em Donetsk, Ucrânia, e será dirigido pelo turco Cuneyt Çakir.
O vencedor deste embate defronta na final de domingo a seleção que sair do confronto entre Alemanha e Itália, a disputar na quinta-feira.