loading

Euro 2012: Frango, pastel de nata e cerveja na festa portuguesa em Madrid

Mais de 170 pessoas juntam-se hoje para acompanhar a meia-final do Euro 2012, entre Portugal e Espanha, no restaurante Frangus, no centro de Madrid, espaço de encontro para os jogos da seleção no Europeu de futebol.

Euro 2012: Frango, pastel de nata e cerveja na festa portuguesa em Madrid
Futebol 365

Desde o início do Euro2012, o restaurante tem servido como espaço para juntar a comunidade portuguesa, e alguns espanhóis, para acompanhar os jogos da seleção nacional.

“É uma grande festa. Temos tido cada vez mais pedidos, a cada jogo que passa e hoje esgotámos completamente a lotação. E ainda tivemos que recusar já 30 ou 40 pedidos”, explicou à agência Lusa Claudio Shulz, um dos sócios fundadores do restaurante em Madrid.

O preço por pessoa é de 10 euros e inclui frango, cerveja, rissóis e pastéis de nata e Schulz explica que, nos jogos anteriores, “graças à seleção portuguesa” se têm “vivido momentos de grande alegria”.

“Têm sido momentos muito bons. Comida portuguesa, bebida portuguesa e grande futebol da nossa seleção. É impressionante como há umas semanas muitos achavam que Portugal não ia ganhar nada e agora estamos a caminho da final”, disse à Lusa.

Apesar de confiar na vitória portuguesa, Shulz explica que muitos dos seus amigos espanhóis não param de o “picar”, prometendo “dar 3 ou 4 a Portugal”.

“Toda a gente se mete comigo. Dizem que estamos a crescer, mas que o ‘tiki taka’ da seleção espanhola vai ser maior”, afirmou.

Mais do que reunir a comunidade portuguesa, a iniciativa de acolher os jogos do Euro2012 – para já todos os de Portugal e dois de Espanha – a iniciativa é, como reconhece Schulz, uma ótima oportunidade de promover o espaço, aberto em finais de 2011.

“Ajuda a promover o espaço, que abre em setembro. E nesse aspeto o objetivo está conseguido. Demo-nos a conhecer a mais gente, os vídeos e fotos da festa estão a ser muito partilhados e isso é uma publicidade muito eficaz”, explicou.

O restaurante de ''frango na brasa take-away'' – o segundo que os dois irmãos, Cláudio e Carlos, abriram em Madrid – vai ser reforçado a partir de setembro pelo espaço ‘a la carte’ onde têm decorrido as transmissões dos jogos de Portugal.

Com cada vez mais adeptos entre os habitantes espanhóis da cidade, o conceito de ''frango na brasa” foi, ainda mais que a burocracia ou o desconhecimento do mercado, o maior desafio para os dois irmãos.

''Explicar o que é um 'take-away' de frango na brasa foi muito difícil. Chegámos a ter que levar a Portugal pessoas da instituição que atribui as licenças para verem como era o frango na brasa'', contou à agência Lusa Cláudio Schulz, um dos sócios da ''Frangus'', que em finais de novembro abriu a segunda loja em Madrid.

''Quando cá vieram os inspetores da câmara, e viram a quantidade de carvão e o desenho, disseram que isto era um modelo industrial e não podia estar numa zona comercial'', comentou.

Em abril do ano passado foi inaugurada a primeira loja. ''Serve comida 'take-way' portuguesa, incluindo frango de churrasco e bacalhau'', além de refrigerantes e vinhos portugueses.

Ajudados pelo ''boca em boca'' dos portugueses residentes em Madrid, os irmãos avançaram para a segunda loja inaugurada no final do ano passado.

Antes do encontro de hoje, o restaurante acolhe uma reunião do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas com empreendedores portugueses que pretende, segundo explicou José Cesário à Lusa, estabelecer contactos e deixar mensagens de empenho e mobilização.

O encontro insere-se no programa de formação para jovens empreendedores, o JET (Jovens Empreendedores Portugueses), uma iniciativa da Câmara Hispano-Portuguesa (CHP) e da qual também é membro fundador Claudio Schulz.

''Espanha é sobretudo um destino para muitos jovens. Temos perfeita consciência de que há muitos jovens quadros e empresários em Espanha. E esse é um elemento a ter em consideração nestes contactos'', disse José Cesário à Lusa em contacto telefónico.

''Levo uma mensagem de grande empenho de Portugal em estar próximo deles. Temos consciência de que temos comunidades muito heterogéneas e que merecem acompanhamentos específicos. O que lhes trago é a vontade de funcionarmos em rede, de desenvolvermos um máximo de diálogo, recolher sugestões e obviamente contar com eles para mobilizar a comunidade em geral para se manter ligada a Portugal'', explicou.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?