loading

Euro2012: Cavaco Silva felicita seleção A na recepção à Sub-19 feminina

O Presidente da República, Cavaco Silva, aproveitou hoje a recepção à seleção feminina de futebol sub-19, que vai participar pela primeira vez num Europeu da categoria, para felicitar “muito calorosamente” a equipa das quinas, eliminada quarta-feira do Euro2012.

“Recebo esta seleção com o mesmo gosto que recebemos a seleção nacional de futebol que acaba de concluir a sua participação no Euro2102, honrando o nome de Portugal. Quero felicitar muito calorosamente todos os jogadores e equipa técnica, que, por terras da Polónia e da Ucrânia se baterem com brio e determinação e muito desportivismo e que alcançaram um excelente resultado”, disse Cavaco Silva.

O Presidente da Republica manifestou o facto de que “todos os portugueses estão orgulhosos” da sua selecção nacional que quarta-feira foi afastada nas meias-finais do Euro2012 pela Espanha, nas grandes penalidades (4-2), depois de um empate sem golos no prolongamento.

Cavaco Silva recebeu hoje na Presidência da Republica, em Belém, a seleção nacional feminina de sub-19 que vai participar no Campeonato da Europa, que se disputa em Antália, na Turquia, entre 02 e 14 de Julho, cerimónia em que felicitou as atletas pelos feitos alcançados até ao momento.

“Esta seleção feminina de sub-19 já fez história. Comportaram-se de tal forma na fase de apuramento que afastaram equipas de renome no campo do futebol feminino e, pela primeira vez, uma equipa de futebol feminino está presente na final de um Europeu”, disse.

O chefe de Estado mostrou-se convicto de que as atletas vão “colocar todo o talento” ao serviço da equipa, salientando não ter dúvidas que vão fazer o melhor que está ao seu alcance “para prestigiar o nome de Portugal”.

A “capitã” da equipa, Rita Fontemanha, que entregou a Maria Cavaco Silva uma bola autografada pela seleção e uma camisola com o número 6, salientou a importância do convite do Presidente da Republica ao receber a formação das “quinas”.

“Foi fantástico o que aconteceu hoje para o futebol feminino em geral, não só para nós enquanto atletas da seleção sub-19. É uma sensação de igualdade incrível saber que a seleção A masculina aqui esteve e foi recebida da mesma maneira que nós, foi um simbolismo fantástico, foi muito importante para nós”, disse no final da cerimónia.

A jogadora do Boavista revelou que os portugueses podem esperar da equipa o mesmo que esperaram da seleção masculina no Euro2012, “a máxima entrega, a máxima dedicação, sempre a 100 por cento em todos os jogos”.

“Fizemos história uma vez, e queremos continuar a fazer história e é isso que vai acontecer”, afirmou Rita Fontemanha.

Na cerimónia esteve presente também Hermínio Loureiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, em representação do presidente Fernando Gomes, esperando que o contributo desta seleção feminina possa aumentar a taxa de pratica desportiva.

“O futebol feminino tem dado o seu contributo. Esta seleção ficará na história por ser a primeira apurada para um campeonato da Europa e vem dar um incentivo suplementar para a prática desportiva”, frisou o dirigente ,confiante que a equipa irá “dignificar e honrar a camisola que vai vestir”.

Hermínio Loureiro não tem dúvidas da “ambição” e “vontade de vencer” das jogadoras nacionais, lembrando o estágio que as mesmas realizaram em Quiaios, perto de Coimbra, onde ficou demonstrada a sua entrega.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?