A seleção portuguesa perdeu hoje por 1-0 frente à Dinamarca, em jogo do Grupo A do Europeu de sub-19 de futebol feminino, mas garantiu o apuramento para as meias-finais, nas quais vai defrontar a Espanha.
Portugal ainda resistiu ao poderio da melhor seleção do grupo, a Dinamarca, durante 75 minutos, altura em que as escandinavas marcaram o único golo da partida, através da marcação de uma grande penalidade por Camille Andersen.
A derrota, porém, não comprometeu o apuramento para as meias-finais, tendo em conta o resultado do outro jogo do grupo, entre a Roménia e a Turquia, que terminou com um empate a um golo que serviu as aspirações lusas.
A Dinamarca, que venceu os três jogos pelo mesmo resultado (1-0), venceu o grupo somando o número máximo de pontos (nove), logo seguido de Portugal, com quatro pontos, da Turquia com dois e da Roménia com um apenas.
A vitória das portuguesas sobre as romenas à segunda jornada, depois do empate na estreia frente à seleção anfitriã, a Turquia, revelou-se determinante para o seu apuramento para as meias-finais.
Nos dois jogos do grupo B registaram-se dois nulos, entre a Espanha e a Suécia e entre a Sérvia e a Inglaterra. Espanholas e suecas asseguraram a passagem às meias-finais, somando as respetivas seleções sete pontos cada uma, mas a Espanha ficou em primeiro lugar por registar melhor diferença entre golos marcados e sofridos.
Nas meias-finais, que se disputam na próxima quarta-feira a partir das 19 horas em Lisboa, Portugal, que nunca tinha chegado a uma fase final de um Europeu e conseguiu alcançar as meias-finais logo na sua estreia, vai defrontar a Espanha, enquanto a outra meia final vai opor duas seleções nórdicas, a Dinamarca e a Suécia.
Ficha do Jogo:
Jogo no World of Wonders Football Centre, em Antalya.
Portugal – Dinamarca, 0-1
Ao intervalo: 0-0.
Marcadora:
0-1, Camille Andersen, 75 minutos (grande penalidade).
Equipas:
- Portugal: Bárbara Santos, Mónica Mendes, Mariane Amaro (Diana Silva, 79), Vanessa Rodrigues, Matilde Fidalgo, Mélissa Gomes, Vanessa Malho, Jéssica Silva (Micas, 61), Fátima Pinto (Anaís de Oliveira, 46), Rita Fontemanha e Tatiana Pinto.
(Suplentes: Daniela Pereira, Stefanie Barcelos, Andreia Norton, Micas, Joana Carneiro, Diana Silva e Anais de Oliveira).
- Dinamarca: Maria Christensen, Mie Jans, Stine Pedersen, Luna Gewitz, Nikoline Frandsen, Karoline Nielsen, Julie Jensen, Caroline Rask, Camille Andersen (Carola Schneider, 87), Karoline Smidt Nielsen (Anna Fisker, 60) e Christina Bovberg (Marie-Louise Knudsen, 78).
(Suplentes: Josefine Alberts, Rikke Iljkaer, Pernille Madsen, Caroline Fahnoe, Marie-Louise Knudsen, Carola Schneider e Anna Fisker).
Árbitro: Stéphanie Frappart (França).
Ação disciplinar: cartões amarelos para Tatiana Pinto (23), Vanessa Rodrigues (71) e Mónica Mendes (75).