O médio João Moutinho, do FC Porto poderá somar a sua 50.ª internacionalização por Portugal na principal seleção de futebol, na sexta-feira, véspera do seu 26.º aniversário, frente ao Luxemburgo.
O selecionador português, Paulo Bento, que já confiava no então capitão e raramente lesionado médio do Sporting, deverá mantê-lo no ''onze'' titular da equipa lusa na primeira partida do Grupo F da qualificação europeia para o Mundial Brasil2014, uma visita ao Luxemburgo, prosseguindo uma história iniciada em 2005.
Há sete anos, em 17 de agosto, ainda com o brasileiro Luiz Felipe Scolari como responsável técnico, Moutinho estreou-se pela seleção principal de Portugal, num encontro de preparação frente ao Egito (2-0), em Ponta Delgada.
O jogador, natural de Portimão, participaria no primeiro encontro ''a doer'' a 03 de setembro de 2005, uma goleada caseira, por 6-0, precisamente imposta ao Luxemburgo, em pleno Estádio Algarve, na fase de apuramento para o Mundial Alemanha2006.
Moutinho fez o primeiro ''gosto ao pé'' com a camisola de Portugal noutro jogo particular, uma receção à Geórgia, em 31 de maio de 2008. Treze internacionalizações depois do voto de confiança de Scolari, surgiu o golo inaugural da vitória por 2-0 diante daquele conjunto do Leste, no Estádio do Fontelo, Viseu, através de um pontapé de “ressaca” de fora da área.
Depois de ter sido preterido pelo treinador Carlos Queiroz para o Mundial África do Sul2010 e de ser apelidado de ''maçã podre'' pelo presidente do Sporting, à altura José Eduardo Bettencourt, após ser conhecido o negócio da sua transferência dos ''leões'' para os ''dragões'', Moutinho voltaria aos ''eleitos'' com Paulo Bento.
Em 07 de novembro de 2011, no apuramento para o Europeu Polónia/Ucrânia2012, o algarvio agradeceu com um dos cinco golos com que Portugal bateu a Islândia (5-3), no Estádio do Dragão.
João Moutinho, caso seja utilizado no Grão-Ducado, vai somar assim a sua 50.ª internacionalização ''AA'', de um total de 92, já que representou Portugal pela equipa ''BB'', uma vez, os Sub-21 em 17 ocasiões, outras quatro nos Sub-19, além de sete e 13 participações em encontros dos escalões de sub-18 e de sub-17, respetivamente.
Pela principal ''equipa das Quinas'', Moutinho foi 30 vezes titular, saiu em 19 jogos do banco de suplentes e apontou os referidos dois golos, tendo sido admoestado com três cartões amarelos no total.