loading

Mundial2014 (Qual.): Azerbaijão, um visitante muito respeitoso

Duas vitórias e um saldo favorável de 10-0 em golos nas duas receções ao Azerbaijão deixam, estatisticamente, a seleção em posição muito favorável para o segundo confronto no grupo F de qualificação para o Mundial de 2014.

Mundial2014 (Qual.): Azerbaijão, um visitante muito respeitoso
Futebol 365

O ''ranking'' da FIFA parece reforçar o favoritismo da ''equipa das quinas'', com os azeris 103 lugares atrás de Portugal (atual quarto posicionado) e a assumirem-se como a mais fraca seleção do agrupamento, atrás inclusive do Luxemburgo, que o conjunto treinado por Paulo Bento venceu na sexta-feira por 2-1.

A prudência é uma característica incontornável no discurso do selecionador português e, se o saldo caseiro deixa margem para muito otimismo, Paulo Bento não deixará de alertar os jogadores para o registo em Baku, em especial o primeiro confronto em Baku, a 26 de maço de 1999.

Menos de 10 anos depois de se ter tornado uma república independente, o Azerbaijão causou surpresa ao empatar 1-1, num jogo que teve mau prenúncio no dia anterior, quando teve de ser interrompido ao intervalo, com o resultado a registar um preocupante 0-0.

Os jogadores lusos ignoraram o aviso e no dia seguinte voltaram a chegar ao intervalo com um ''nulo'' no resultado, que assumiu contornos mais sensacionais quando Taghi-zada colocou os anfitriões no comando, valendo o golo fora de horas de Figo, aos 92 minutos, para minimizar os estragos.

No meio campo luso, Paulo Bento, substituído aos 29 minutos por Pauleta, foi testemunha privilegiada do feito azeri, que se torna ainda mais extraordinário se se considerar que foi quase a mesma seleção portuguesa - apenas com Sérgio Conceição no lugar do atual selecionador - que goleou por 7-0 o Azerbaijão cinco meses antes.

João Vieira Pinto, atual diretor federativo, marcou dois golos, tal como Pauleta, apesar de ter substituído Figo aos 74 minutos, cabendo os restantes a Sá Pinto, Paulo Madeira e Sérgio Conceição, no embate da fase de qualificação para o Europeu de 2000, com Humberto Coelho, hoje vice-presidente da federação, como selecionador.

Sete anos mais tarde, na caminhada para o Campeonato da Europa de 2008, Portugal não foi tão produtivo na receção àquele país do Cáucaso, limitando-se a cumprir a ''obrigação'' de vencer por 3-0, com ''bis'' de Cristiano Ronaldo e um golo de Ricardo Carvalho.

Em Baku, no entanto, a seleção portuguesa, liderada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, foi mais eficaz do que tinha sido oito anos antes e ao intervalo já tinha resolvido a seu favor a questão do vencedor, impondo-se por 2-0, com golos de Bruno Alves e Hugo Almeida.

O segundo jogo do grupo F europeu de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014, que será dirigido pelo árbitro polaco Szymon Marciniak, vai realizar-se na terça-feira (20:15 horas) no estádio municipal de Braga, que se tem revelado uma casa pouco acolhedora para a seleção.

Portugal não ganhou nenhum dos dois únicos jogos que disputou no estádio construído para o Euro2004 numa antiga pedreira, perdendo o primeiro frente à Itália, por 2-1, em março de 2003, e empatando o segundo com a Albânia, 0-0, em outubro de 2008.

- Os quatro jogos disputados com o Azerbaijão:

Data Adversário Local Prova

26/03/99 Azerbaijão (C), 7-0 Guimarães Europeu

(Sá Pinto, João Vieira Pinto 2, Paulo Madeira, Sérgio Conceição, Pauleta 2)

03/09/99 Azerbaijão (F), 1-1 Baku Europeu

(Figo)

07/10/06 Azerbaijão (C), 3-0 Porto Europeu

(Cristiano Ronaldo 2, Ricardo Carvalho)

13/10/07 Azerbaijão (F), 2-0 Baku Europeu

(Bruno Alves e Hugo Almeida)

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?