Portugal precisou de pouco mais de uma hora - e um número incontável de oportunidades - para marcar o primeiro dos três golos com que venceu o Azerbaijão, em jogo do Grupo F de qualificação para o Mundial2014 de futebol.
Silvestre Varela, que inaugurou o marcador aos 63 minutos, uns segundos após render Miguel Veloso, voltou a funcionar como talismã da equipa das “quinas”, que soma agora seis pontos no agrupamento, liderando-o a par com a Rússia.
Paulo Bento apostou no mesmo “onze” com que iniciou a partida com o Luxemburgo (2-1), na sexta-feira, que lhe garantiu circulação rápida de bola e muita iniciativa ofensiva perante um conjunto que não escondeu a sua exclusiva intenção de ''murar'' o mais possível o seu reduto.
Tanto mais - ou tanto menos, melhor dizendo - que o guarda-redes Rui Patrício foi chamado a intervir uma única vez.
O jogou ficou marcado por um autêntico festival de oportunidades perdidas, seis das quais ''esbarraram'' nos ferros da baliza contrária: duas por Moutinho, outras tantas por Hélder Postiga, uma por Cristiano Ronaldo e outra por Fábio Coentrão.
Raul Meireles, aos 12 minutos, e João Pereira, aos 17, foram os primeiros a testar os reflexos do guardião azeri
Dois minutos depois, com os portugueses completamente instalados na intermediária adversária, Cristiano Ronaldo conseguiu fugir à marcação e, deambulando pela direita, encontrou Postiga no coração da área, mas o seu remate saiu direto à barra.
O metal da baliza azeri voltou a tremer mais duas vezes nas jogadas seguintes, com dois ''disparos'' de João Moutinho, o primeiro ainda desviado pelo guarda-redes e o segundo ''emendado'' por Postiga.
Os azeris tentaram, então, estender o seu jogo para áreas pouco exploradas até então, mas, aos 37 minutos, Hélder Postiga falhou o alvo por milímetros e por indevida opção técnica, optando por ir de cabeça ao chão, após livre na esquerda, desviado por Bruno Alves.
Já no período de descontos, o avançado do Saragoça protagonizou um lance de excelência, fintando três adversários, mas acertou no poste direito de Agayev, que viu, logo a seguir, Raul Meireles isolado na sua frente, mas não deu a melhor sequência ao lance.
Bruno Alves, que celebrou a sua 50.ª internacionalização, abriu as ''hostilidades'' logo no reatamento, mas para nova defesa do guardião azeri, e, à passagem do 51.º minuto, foi a vez de Cristiano Ronaldo enviar a bola ao poste.
Aos 63 minutos, depois de uma sucessão de falhanços na área de rigor, Paulo Bento trocou o médio defensivo Miguel Veloso pelo extremo Silvestre Varela, e o jogador do FC Porto apenas precisou de cerca de 20 segundos para aproveitar da melhor forma uma bola perdida na área, rematando com sucesso.
O campo mantinha-se ''inclinado'' para a defesa azeri e, aos 72 minutos, foi a vez de Coentrão enviar a bola ao poste, após mais uma jogada de envolvência na esquerda, em que Ronaldo ofereceu o que tinha tudo para ser um golo ''de bandeja''.
A menos de um quarto de hora do fim, Ruben Amorim rendeu Nani, talvez o jogador em noite de menos acerto, o que podia perfeitamente ter passado despercebido se dois dos seus remates não tivessem encontrado um guarda-redes muito atento.
A cinco minutos do fim, Postiga conseguiu o que muito tentou, aproveitando um amortecimento de Ronaldo, após cruzamento de Meireles na direita, deixando a bola pronta para o remate, à queima-roupa, do avançado português, que saiu logo a seguir, sob aplausos, para dar lugar a Eder.
E ainda houve tempo para mais um golo, assinado por Bruno Alves, aos 88 minutos, que acorreu a um canto e subiu mais alto que os centrais contrários, cabeceando com sucesso.
Ficha de Jogo:
Jogo no Estádio Municipal de Braga.
Portugal - Azerbaijão, 3-0
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Silvestre Varela, 63 minutos.
2-0, Hélder Postiga, 85.
3-0, Bruno Alves, 88.
Equipas:
- Portugal: Rui Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Miguel Veloso (Silvestre Varela, 63), Raul Meireles, João Moutinho, Nani (Rúben Amorim, 77), Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga (Éder, 87).
(Suplentes: Eduardo, Beto, Ricardo Costa, Nuno André Coelho, Miguel Lopes, Custódio, Rúben Amorim, Rúben Micael, Silvestre Varela, Pizzi, Nélson Oliveira).
Treinador: Paulo Bento.
- Azerbaijão: Kamran Agayev, Elnur Allahverdiyev, Volodimir Levin, Rashad Sadigov, Maksim Medvedev, Rahid Amirguliyev, Mahir Shukurov, Ruslan Abishov, Ali Gokdemir (Aleksandr Chertoganov, 89), Jihan Ozkara (Branimir Subasic, 72), Javid Huseynov (Afran Ismailov, 58).
(Suplentes: Anar Nazirov, Agil Nabiyev, Elvin Mammadov, Vagif Javadov, Aleksandr Chertoganov, Branimir Subasic, Rauf Aliyev, Badavi Guseynov, Vugar Nadirov, Nizami Hajiyev, Afran Ismailov, Agil Mammadov).
Treinador: Berti Vogts.
Árbitro: Szymon Marciniak (Polónia).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Kamran Agayev (45+1), Cristiano Ronaldo (90+3).
Assistência: 29.971 espetadores.