Portugal terminou hoje a primeira fase de apuramento para o Europeu de futebol de 2013 de sub-19 no segundo lugar do Grupo 6, ao empatar 2-2 com a França, que ficou no primeiro lugar.
Em Taveiro, com as duas equipas já apuradas para a Ronda de Elite, os franceses partiram para o jogo com a mesma diferença de golos, mas mais um tento marcado, pelo que o empate lhes bastava para garantirem a vitória no agrupamento.
No entanto, foi a França a chegar ao golo primeiro, quando, ao minuto 13, Adrien Hunou cobrou o pontapé de canto na esquerda e, na área, apareceu Lucas Rougeaux a cabecear para o fundo da baliza.
Após várias insistências da seleção portuguesa, o golo do empate surgiu finalmente ao minuto 41: Rony rematou forte para boa defesa do guardião gaulês, mas, na insistência não perdoou e atirou para o fundo das redes, fazendo o pleno ao marcar nas três partidas da primeira fase de apuramento para o Europeu.
Depois do intervalo, Mané, assistido por Tomás Podstawski arrancou para a baliza e com um remate colocado marcou o 2-1.
A vantagem lusa, no entanto, não durou muito tempo, pois aos 53 minutos a França empatou, de novo num lance de pontapé de canto, em que Adrien Hunou voltou a assistir Lucas Rougeaux.
Na outra partida do Grupo 6, Israel bateu a Letónia, por 5-3.
Ficha do Jogo:
Estádio Municipal Sérgio Conceição, Taveiro
Portugal – França, 2-2.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Lucas Rougeaux, 13 minutos.
1-1, Rony, 41.
2-1, Mané, 46.
2-2, Lucas Rougeaux, 53.
Portugal: José Costa; Leandro Silva (Fred, 52), Tobias Figueiredo, Rudi, Rebocho, Tomás Podstawski, Luis Cortez, Rony, Bruma, Mané (Fábio Cardoso, 73) e Bocar (André Silva, 69).
(Suplentes: Bruno Varela, João Cancelo, Didi, Fred, Fábio Cardoso e André Silva).
Treinador: Emílio Peixe.
França: Quentin Beunardeu, Jordan Ikoko, Lucas Rougeaux, Aymeric Laporte , Benjamin Mendy, Adrien Rabiot (Opa Nguette, 73), Adrien Hunou, Larry Azouni (Raffidine Abdullah, 79), Hadi Sacko (Bryan Constant, 61), Lenny Nangis e Yassine Benzia.
(Suplentes: Paul Nardi, Souleymane Sangare, Sébastien Haller, Grégoire Lherbier, Opa Nguette, Raffidine Abdullah e Bryan Constant).
Treinador: Francis Smerecki.
Árbitro: Steven McLean (Escócia).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Yassine Benzia (6), Mané (21), Bocar (43), Adrien Rabiot (57), Larry Azouni (77) e Lucas Rougeaux (83).