O selecionador português de futebol sub-17, Filipe Ramos, fez hoje um balanço “extremamente positivo” da participação da equipa lusa no Torneio Nike, no qual se sagrou campeã, enaltecendo o trabalho dos jogadores.
“Foi uma participação ótima, excelente, porque acabámos por vencer o torneio. Trabalhámos, tivemos paixão e orgulho em representar o país. O balanço é extremamente positivo”, disse Filipe Ramos à agência Lusa sobre um dos torneios internacionais mais importantes do escalão.
Portugal venceu domingo, no último jogo do torneio quadrangular disputado em Sarasota, Estados Unidos, a equipa da casa por 4-3.
A equipa das “quinas” entrou no torneio a vencer a Turquia (4-3), empatando depois o segundo jogo com o Brasil (1-1). No terceiro jogo, Portugal, Brasil e Estados Unidos podiam sagrar-se campeões, mas a sorte sorriu aos pupilos de Filipe Ramos.
O selecionador nacional considera que a sua equipa “esteve à altura”, conseguindo praticar “bom futebol”, enaltecendo os jovens que tiveram um “comportamento exemplar”.
“Nós somos uma equipa que trabalha bem. Tem sido um grupo fantástico. Na formação temos trabalhado e temos conseguido alguns resultados”, sublinhou.
Filipe Ramos desconhece se esta seleção de sub-17 poderá igualar os feitos dos sub-20 de Ilídio Vale, que se sagraram vice-campeões do mundo no torneio de 2011, disputado na Colômbia.
“Tentamos formar a ganhar se conseguirmos melhor. E é para isso que fazemos tudo por tudo para ganhar todos os torneios que participamos. Estamos aqui para formar bons jogadores que possam chegar à seleção sub-21 e, mais tarde, à seleção A”, explicou.
O treinador relembrou que a geração que comanda só tem 16 anos e que “tem de continuar a crescer”.
“Daqui a dois anos vão ser outros. Há que continuar a trabalhar com a mesma paixão que tem sido até aqui”, assegurou.
Quarta-feira realiza-se o sorteio para fase de qualificação para a Ronda de Elite do Europeu de 2014. Os 52 países vão estar divididos em dois potes, Portugal no pote A.
Na ronda de elite, a disputar na primavera de 2014, apuram-se sete equipas para a fase final, que se disputa em Malta.