O selecionador português de futebol feminino, António Violante, mostrou-se “honrado” com o convite para participar no Torneio Internacional da Cidade de São Paulo, entre domingo e 19 de dezembro, com o objetivo de fazer ''crescer a equipa''.
“Em termos de resultados, as nossas expetativas não são elevadas, mas não vamos para o Brasil para perder jogos, vamos para fazer o melhor possível, para aprender, para fazer crescer as nossas jogadoras, é esse o objetivo fundamental”, avançou à agência Lusa.
Portugal vai defrontar no Brasil a seleção anfitriã, a Dinamarca, e o México, equipas que António Violante qualifica de “muito fortes”.
“Sabemos que vamos enfrentar equipas muito fortes. Todas estão acima de nós no ‘ranking’ mundial. O Brasil é uma equipa de topo, a Dinamarca e o México também está habitualmente em fases finais de campeonatos do mundo”, explicou António Violante.
O selecionador relembrou já conhecer o trabalho das dinamarquesas, equipa com a qual Portugal jogou em setembro e perdeu por 2-0.
António Violante sublinha que a equipa das “quinas” vai ter “muitas dificuldades”, mas que a participação no torneio é “muito importante” para a seleção nacional crescer “defrontando adversários difíceis”.
“Estamos num ano em que não temos competição oficial e achámos que era importante aceitar o convite. Primeiro era honroso e, segundo, pode trazer uma mais-valia ao crescimento da nossa seleção”, sublinhou o técnico.
Portugal entra em campo domingo para jogar com a seleção anfitriã. A 13 de dezembro irá medir forças com a Dinamarca e três dias depois joga com o México.
Todos os jogos do torneio vão ser disputados no Estádio Pacaembu, em São Paulo.
Calendário dos jogos
09 dez:
18:00: Brasil – Portugal (horas em Lisboa, menos duas locais).
20:00: México – Dinamarca.
13 dez:
21:30: Dinamarca – Portugal.
23:50: México – Brasil.
16 dez:
18:00: Brasil – Dinamarca.
20:00: Portugal – México.
19 dez:
21:30: Jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugares.
23:50: Final.