O Real Madrid foi hoje surpreendido pelo Celta de Vigo na primeira mão dos oitavos de final da Taça do Rei de futebol, sofrendo uma derrota, por 2-1, que foi atenuada pelo golo Cristiano Ronaldo.
José Mourinho aproveitou o jogo para dar oportunidade a alguns suplentes – o português Ricardo Carvalho, Varane, Essien ou Modric-, mas o plano B não funcionou, já que a sua equipa acusou em excesso a ausência de titulares habituais como os alemães Khedira e Özil.
Os galegos exploraram um dos seus melhores atributos, o contra-ataque, para imporem uma derrota inesperada: Bermejo (55 minutos) e Bustos (77), que beneficiou de um erro do internacional português Pepe, foram os marcadores de serviço.
Cristiano Ronaldo, no limite do fora-de-jogo, evitou males maiores ao fazer o 2-1, aos 86 minutos, batendo finalmente o omnipresente guarda-redes do Celta, Sergio Alvarez.
Os “blancos” têm ainda a possibilidade de recuperar da desilusão desta noite, no jogo da segunda mão da Taça do Rei, que terá lugar no Santiago Bernabéu.
Já o “vizinho” Atlético tem o lugar nos quartos de final quase assegurado, depois de vencer o Getafe por 3-0, com golos dos brasileiros Diego Costa (aos 19 minutos de grande penalidade e aos 87) e Filipe Luis (80).
Também hoje o FC Barcelona colocou-se em vantagem nos oitavos de final da Taça do Rei de Espanha de futebol ao vencer na primeira mão em Córdoba, por 2-0, com mais dois golos do inevitável Lionel Messi.
No campo do 11.º classificado da segunda divisão espanhola, o avançado argentino voltou a ver decisivo, ao marcar aos 11 e 74 minutos, numa exibição em que a formação orientada por Tito Vilanova não forçou muito.
Depois de ter batido, no último fim de semana, o recorde de golos num ano, que pertencia ao germânico Gerd Müller desde 1972, Messi elevou hoje essa marca para 88 e ainda tem mais dois jogos até ao final do ano.