O treinador da seleção de sub-21 admitiu hoje o favoritismo de Portugal no grupo de qualificação para o Europeu de futebol, a disputar na Republica Checa, em junho de 2015.
“O objetivo principal é estarmos ao melhor nível, se assim for, somos favoritos do grupo”, afirmou Rui Jorge, durante a conferência de imprensa de apresentação dos convocados para o jogo particular com a Eslovénia, agendado para 06 de fevereiro, no Estádio Municipal de Rio Maior.
Segundo o técnico, a equipa nacional foi “bafejada pela sorte” atendendo aos cabeças de serie que Portugal não vai ter de enfrentar na qualificação para o Europeu.
O sorteio, realizado quinta-feira em Nyon, Suíça, ditou que Portugal vai disputar a fase de qualificação com Israel, Noruega, Macedónia e Azerbaijão.
“Fugimos a uma série de grandes potências. É uma vantagem não disputar com eles a qualificação. Fomos bafejados pela sorte, é sempre preferível estar num grupo de cinco equipas do que de seis. Estou muito satisfeito”, referiu.
De acordo com Rui Jorge, o próximo jogo dos sub-21 será o terceiro “de preparação para a equipa”, considerando que será “mais um passo na construção da equipa de jogadores que vão acompanhar o percurso de qualificação para o Europeu.
O primeiro jogo de preparação ocorreu a 15 de outubro de 2012, frente à Ucrânia, que perdeu por 1-0, jogando depois em novembro com a Escócia, que terminou com a vitória lusa por 3-2.
Portugal recebe a 06 de fevereiro, no Municipal de Rio Maior, a sua congénere da Eslovénia, um adversário com o qual a equipa das quinas faz a sua estreia absoluta.
Portugal inicia a qualificação para o Europeu a 05 de setembro. Até lá, Rui Jorge irá trabalhar só com os jogadores nascidos a partir de 1992, prescindindo dos jogadores da equipa sub-20, que estão a disputar a qualificação para o Mundial de sub-20, na Turquia, em junho.
“Temos nos sub-21 parte do grupo que vai encarar a qualificação. Não vamos pegar na geração dos sub-20 que vão disputar o Mundial. Optamos por isso aqui na Federação, só depois de junho, após o Mundial, teremos aquele grupo disponível”, sublinhou Rui Jorge.
Os vencedores dos grupos e os quatro melhores segundos classificados apuram-se para o play-off, no qual ficarão definidas as sete seleções.
A fase de qualificação para o Europeu sub-21 arranca no dia 22 de março. A fase final do torneio vai realizar-se na República Checa, em junho de 2015.