A 20.ª edição do Mundialito de Futebol feminino/Algarve Cup arranca na quarta-feira com o encontro Japão-Noruega, finalista vencido e sétimo classificado em 2012, respetivamente, enquanto Portugal mede forças com o País de Gales.
A equipa portuguesa, 46.ª do “ranking”, ficou alinhada no Grupo C do torneio, juntamente com o País de Gales (39.º da hierarquia mundial), Hungria (37.º) e México (24º).
Portugal estreia-se na quarta-feira no torneio com o jogo com o País de Gales - adversário com o qual na edição de 2012 perdeu por 1-0 -, no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António.
Dois dias depois joga com a Hungria e tentará repetir a façanha de 2012, quando goleou as húngaras por 4-0, o segundo melhor resultado de sempre no torneio algarvio. Em 2010, a equipa das “quinas” goleou por 5-0 a seleção das Ilhas Faroé.
No último jogo do grupo C, Portugal terá pela frente o México, equipa que defrontou duas vezes em dezembro último, no torneio do Brasil, tendo perdido um encontro e vencido outro.
No Grupo A da Algarve Cup encontram-se a Alemanha, segunda classificada do “ranking” mundial e vencedora do torneio em 2006 e 2012, o Japão (terceiro) e a Noruega (12.ª do mundo), que venceu a competição algarvia quatro vezes.
Cabe às seleções do Japão e da Noruega disputarem o jogo de abertura, que será disputado no Estádio Municipal da Belavista, Parchal.
Já no grupo B, estão as detentoras do troféu algarvio e atuais campeãs olímpicas, Estados Unidos, a Suécia (sexta classificada do mundo), China (17.ª) e Islândia (15.ª).
Os Estados Unidos, que em 18 presenças no Mundialito venceram oito vezes, têm pela frente no jogo de estreia a seleção da Islândia, que com sete participações tem o segundo lugar obtido em 2011 como a melhor classificação no torneio algarvio.
No grupo A e B encontra-se cinco equipas europeias – Alemanha, Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia – que estão qualificadas para o Europeu de 2013, que se disputa em junho na Suécia.
Este ano o Mundialito não vai contar com a presença de uma das grandes “estrelas” do futebol feminino dos Estados Unidos, a guarda-redes Hope Solo, que não recuperou de uma lesão no pulso. Desta forma, as maiores atenções recaem na sua compatriota Abby Wambach, que venceu a Bola de Ouro da FIFA de 2012.
Os vencedores dos grupos A e B discutem, entre si, a final do torneio, com os segundos classificados a lutarem pelo terceiro lugar do pódio.
Entre 06 e 13 de março, são seis os estádios algarvios que vão receber os 24 jogos das 12 seleções que participam na Algarve Cup, considerado um dos três eventos de maior prestígio do futebol feminino internacional, juntamente com a Taça do Mundo e o torneio olímpico da modalidade.