loading

Algarve Cup: Edite Fernandes sonha com Europeu ou Mundial

Com mais de 10 Mundialitos disputados, Edite Fernandes, a veterana da seleção portuguesa de futebol feminino, considera que lhe falta no currículo a qualificação para um campeonato da Europa ou do Mundo antes de pendurar as chuteiras.

Algarve Cup: Edite Fernandes sonha com Europeu ou Mundial
Futebol 365

“Falta uma qualificação pela seleção para um Europeu ou um Mundial é o que me falta no currículo. Há que continuar a trabalhar e, quem sabe, no próximo Mundial, em 2015, estarmos presentes e, quem sabe, [possamos] festejar”, disse avançada do Valadares, que conta com 105 internacionalizações.

À beira participação na 20.ª edição do Mundialito, Edite Fernandes lembra que já leva alguma experiencia da prova e que tenta partilhá-la com as companheiras que dão agora os primeiros passos na seleção AA feminina.

“Estas colegas mais novas veem-me como um exemplo, é um pouco por aí. No entanto, eu também aprendo e é necessário a integração e adaptação com elas. Tento sempre transmitir aquilo que aprendi, toda a experiencia que levo nestes anos de futebol e no Mundialito”, frisou a “capitã”.

Quanto aos objetivos na prova que se disputa entre quarta-feira e 13 março de 2013 no Algarve, Edite Fernandes considera que o mais importante é “chegar o mais longe possível”.

“Vou tentar bater o recorde individual [três golos na edição de 2008] se isso ajudar a equipa, mas o mais importante é o primeiro lugar do grupo”, frisou a jogadora que este ano completa 35 anos.

Das adversárias, Edite Fernandes considera que o México será o mais difícil, pela posição que ocupa no “ranking” mundial, 24.º lugar, embora reconheça que todas “vão trazer dificuldades”.

“Todas elas vão trazer dificuldades, mas o México provavelmente pelo ‘ranking’. Jogámos há pouco tempo, sofremos uma derrota e uma vitória, vai ser o mais difícil, mas vamos trabalhar e fazer o melhor e chegar ao primeiro lugar do grupo”, afirmou.

Apesar de contar com 105 internacionalizações, a veterana jogadora da seleção, que atualmente representa o Valadares de Gaia, ainda não pensa em pendurar as botas.

“Ainda é muito cedo, tenho muitos anos pela frente, enquanto puder, enquanto as pernas e o estado físico me permitirem, tenho muito para dar ao futebol feminino”, confessou.

Portugal estreia-se na quarta-feira, frente ao País de Gales – adversário com o qual perdeu 1-0 na edição de 2012 -, no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António.

Dois dias depois joga com a Hungria e tentará repetir a façanha do ano passado, quando goleou as húngaras por 4-0, o segundo melhor resultado de sempre na Algarve Cup.

No último jogo do grupo C, Portugal terá pela frente o México, equipa que defrontou duas vezes em dezembro no torneio do Brasil.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?