Portugal perdeu hoje com o México, por 3-0, em jogo da terceira e derradeira jornada do Grupo C da Algarve Cup - Mundialito de futebol feminino, e terminou esta fase no quarto e último posto.
Com dois golos na primeira parte, marcados por Nayeli Rangel (17 minutos) e Dinora Garza (42), a equipa mexicana deixou a partida praticamente resolvida antes do intervalo, perante uma seleção portuguesa sem capacidade de resposta, aumentando a vantagem na segunda parte, por Renae Cuellar (60).
A seleção, que venceu o País de Gales (2-0) e perdeu com a Hungria (0-2) nos dois primeiros jogos, concluiu o grupo C no quarto posto, com três pontos, e vai discutir na quarta-feira os 11.º e 12.º lugares, frente ao País de Gales.
O selecionador de Portugal, António Violante, introduziu três alterações em relação ao jogo com a Hungria (0-2), chamando a guarda-redes Neide Simões e as defesas Mónica Mendes e Filipa Rodrigues para os lugares de Patrícia Morais, Ana Valinho e Carole Costa (castigada).
A seleção portuguesa teve a primeira grande ocasião do jogo, quando Ana Leite fugiu pela esquerda e proporcionou uma boa defesa à guarda-redes Cecilia Santiago, mas a reação mexicana não demorou.
Aos 17 minutos, na sequência de um pontapé de canto e de um primeiro remate intercetado por uma colega de equipa, a médio Nayeli Rangel não desperdiçou e, à segunda tentativa, abriu o marcador.
Portugal tentou responder e, apesar de ter tido maior controlo territorial e de posse de bola até ao intervalo, só criou perigo com um remate de Dolores Silva que passou perto do poste da baliza mexicana (24 minutos).
A equipa do México, a jogar em contra-ataque, esteve perto de aumentar a vantagem aos 32 minutos, quando Neide Simões parou um remate de Maribel Dominguez, mas a guardiã portuguesa apenas adiou o golo, que chegaria dez minutos depois.
Mónica Mendes tocou a bola com a mão na área e a árbitro Margaret Domka não perdoou, assinalando grande penalidade: Maribel Dominguez atirou ao poste e, na recarga, Dinora Garza assinou o segundo golo da sua equipa.
O conjunto português iniciou a segunda metade com vontade de dar a volta ao jogo, mas nunca mostrou imaginação para criar oportunidades, enquanto o México, bem mais eficaz, aumentou de novo a vantagem, por intermédio de Renae Cuellar (60).
A melhor oportunidade de um Portugal já pouco motivado surgiu aos 71 minutos, quando Jéssica Silva atirou à barra, enquanto as mexicanas estiveram perto do quarto golo, evitado por Neide Simões perante uma isolada Maribel Dominguez (74).
Ficha de Jogo:
Jogo disputado no Estádio Algarve.
Portugal - México, 0-3.
Ao intervalo, 0-2.
Marcadores:
0-1, Nayeli Rangel, 17 minutos.
0-2, Dinora Garza, 42.
0-3, Renae Cuellar, 60.
Equipas:
Portugal: Neide Simões, Mariane Amaro (Mary Bento, 79), Mónica Mendes, Filipa Rodrigues (Ana Valinho, 90), Regina Pereira, Cláudia Neto, Dolores Silva (Cristiana Garcia, 87), Ana Borges, Edite Fernandes (Tita, 67), Ana Leite (Laura Luís, 90) e Jéssica Silva (Andreia Silva, 72).
(Suplentes: Patrícia Morais, Jamila Marreiros, Cristiana Garcia, Mary Bento, Tita, Catarina Almeida, Laura Luís, Andreia Silva, Pisco e Ana Valinho).
Treinador: António Violante.
México: Cecilia Santiago, Arianna Romero, Bianca Serra, Marlene Sandoval, Kenti Robles (Mariana Cadena, 90), Veronica Perez (Natalia Gomez Junco, 87), Guadalupe Worbis (Amanda Perez, 82), Dinora Garza (Teresa Noyola, 60), Nayeli Rangel, Maribel Dominguez e Renae Cuellar (Monica Ocampo, 73).
(Suplentes: Pamela Tajonar, Jennifer Ruiz, Paulina Solis, Teresa Noyola, Monica Ocampo, Desirée Monsivais, Amanda Perez, Anisa Guajardo, Mariana Cadena e Natalia Gomez Junco).
Treinador: Leonardo Cuellar.
Árbitro: Margaret Domka (EUA).
Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Dinora Garza (31), Mónica Mendes (69).
Assistência: Cerca de 150 pessoas.