A seleção de sub-19 de Portugal estreou-se a ganhar no 31.º Torneio Internacional do Porto em futebol, ao bater a Geórgia por 2-0, com golos na primeira parte, num encontro disputado em Freamunde.
Os golos que deram a merecida vitória de Portugal foram marcados aos 25 e 45+1 minutos, pelo setubalense Horta, no dia em que festejou a primeira internacionalização pela equipa lusa, e Hélder Costa.
A primeira parte teve um domínio repartido, com Portugal a privilegiar mais a posse e a jogar em apoios face a uma equipa mais musculada da Geórgia, que acelerava o jogo no último terço do terreno, tirando partido da velocidade de Bachana, o melhor da equipa, e de Pantsulaia.
Esta dupla protagonizou as três jogadas de perigo da formação georgiana na primeira parte, aos 14, 34 e 38 minutos, mas o poste, a intervenção do guarda-redes José Costa e um remate torto de Bachana negaram o golo.
O futebol direto da Geórgia não resistiu ao futebol mais técnico da ''jovem'' formação lusa, com três sub-18 no ''onze'' (os ''portistas'' Rafa, Tomás e Francisco Ramos) e um estreante absoluto, Horta, do Vitória de Setúbal.
Portugal conseguia trocar facilmente a bola entre as linhas contrárias, jogando de pé para pé, e dava largura ao seu jogo com as subidas no terreno dos laterais João Cancelo e Rafa, em apoio a Hélder Costa e Horta.
Cancelo, aos 16 minutos, levou a bola à linha final e centrou para Francisco Ramos cabecear ao lado, antecipando o golo inaugural, aos 25 minutos, apontado por Horta, que falhou, isolado, o segundo, aos 38, rematando contra o guarda-redes após uma simulação de Gonçalo.
A formação treinada por Emílio Peixe dominava o encontro e fechou a contagem nos descontos da primeira parte, numa jogada de envolvimento coletivo bem aproveitada por Hélder Costa para fazer o segundo golo de Portugal.
As substituições ao intervalo e no decorrer da segunda parte retiraram brilho ao jogo, com as duas equipas a construírem duas situações de golo cada, destacando-se o pontapé acrobático de Edinho, aos 79 minutos, e as ''diabruras'' do benfiquista Sancidino.
Este torneio, em que participam ainda as seleções da Rússia e da Sérvia, serve para Portugal preparar a Ronda de Elite do Europeu Lituânia2013.