Portugal vai organizar o Mundial de Futebol de Praia 2015, que decorrerá nos areais de Vila Nova de Gaia, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O organismo que tutela o futebol mundial decidiu que a candidatura apresentada pela FPF “é a que reúne mais condições para organizar um evento desta dimensão desportiva e social”, refere um comunicado na página oficial do organismo português.
O presidente federativo, Fernando Gomes, revelou, em declarações divulgadas pelo mesmo meio, o seu “contentamento e satisfação” pela decisão da FIFA, .
O dirigente realçou a cooperação com o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia na “conquista” da organização do certame, e aludiu ao facto de a candidatura nacional ter batido as do Brasil e Rússia, “países com poder económico e financeiro mais elevados, o que torna a decisão ainda mais satisfatória”.
Por sua vez, o vice-presidente da autarquia gaiense, Firmino Pereira, considera “um motivo de grande orgulho para a cidade e um prémio para esforço do município na valorização da sua orla marítima”.
“Será importante para a dinamização do turismo e do comércio local, com a presença de centenas de pessoas de todo o Mundo, que vão conhecer Gaia e as suas praias”, disse o autarca.
Em nota enviada à comunicação social, o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, considerou que ''esta vitória é mais uma demonstração da reconhecida capacidade organizativa de Portugal e no caso específico da Federação Portuguesa de Futebol''.
A prova decorrerá na praia de Canide, uma das mais extensas do concelho gaiense.