Portugal entrou hoje com o pé direito no Grupo 3 da Ronda de Elite de apuramento para o Campeonato da Europa de sub-19 de futebol, ao golear a Bulgária, por 7-0.
Gonçalo Paciência foi o homem do jogo ao marcar três dos sete golos da equipa lusa.
Numa primeira parte com uma mão cheia de golos, Portugal tornou a tarefa fácil, apresentando uma equipa muito organizada e eficaz no ataque.
O primeiro golo surgiu logo nos primeiros minutos por intermédio de Bernardo Silva, que, na pequena área, aproveitou um cruzamento de João Cancelo e rematou de primeira para inaugurar o marcador.
A Bulgária, sem qualquer capacidade de se organizar, deixou a seleção lusa subir cada vez mais no terreno e o segundo golo não tardou em chegar. Hélder Costa insistiu do lado direito, serviu Gonçalo Paciência que, ao segundo poste, rematou com êxito.
Gonçalo acabou por bisar pouco tempo depois com um golo de cabeça, após o cruzamento de Rafa.
Perante uma equipa que não conseguia responder às investidas da seleção lusa, Portugal chegou ao quarto golo, cinco minutos depois. Bruma desmarcou-se pela direita, centrou para Hélder Costa encostar para dentro da baliza de Georgi Kitanov.
O primeiro remate da Bulgária aconteceu apenas aos 36 minutos e foi sem grande perigo para o guarda-redes luso.
Ainda antes do intervalo, Portugal voltou a marcar através de Bruma.
Depois do descanso, e num jogo mais lento a acusar alguma contenção de esforços, a seleção portuguesa não foi tão agressiva, mas dominou da mesma forma a partida, não estando, no entanto, tão eficaz na finalização.
De qualquer forma, nos minutos finais do encontro, João Cancelo e Gonçalo Paciência voltaram a marcar fechando a contagem nos 7-0.
Portugal volta a jogar no próximo dia 06 de junho, em Barcelos, frente à República Checa.
Ficha do Jogo:
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Portugal - Bulgária, 7-0.
Ao intervalo: 5-0.
Marcadores:
1-0, Bernardo Silva, 06 minutos.
2-0, Gonçalo Paciência, 19.
3-0, Gonçalo Paciência, 26.
4-0, Hélder Costa, 31.
5-0, Bruma, 45+1.
6-0, João Cancelo, 88.
7-0, Gonçalo Paciência, 90+2.
Equipas:
Portugal: Bruno Varela, João Cancelo, Fábio Cardoso, Rudinilson, Rafa, Tomás Podstawski, Leandro, Bernardo Silva (Edinho, 79), Hélder Costa (João Teixeira, 57), Gonçalo, Bruma (Carlos Mané, 46).
(Suplentes: José Costa, Tobias Figueiredo, João Teixeira, Carlos Mané, Francisco Ramos, Pedro Rebocho, Edinho).
Treinador: Emílio Peixe.
Bulgária: Georgi Kitanov, Vasil Popov, Rdoslav Terziev, Petar Chobanov, Lazar Marin, Geor Iliev, Stanislav Dryanov (Kiril Desponov, 46), Milen Gamakov, Borislav Tsonev (Georg Vasilev, 77), Kristiyan Petkov (Grigor Dolapchiev, 46) e Milcho Angelov.
(Suplentes: Anatoliy Gospodinov, Ivelin Aladzhov, Grigor Dolapchiev, Georg Vasilev, Krasimir Stanoev, Kiril Despodov, Yulian Nenov).
Treinador: Vladimir Stoyanov.
Árbitro: Andreas Ekberg (Suécia).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Borislav Tsonev (75)
Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.