A vida é feita de transformações e mudanças. Nascemos, crescemos e evoluímos como pessoas. As organizações passam pelo mesmo. Os clubes de futebol não fogem à regra e, num mundo cada vez mais globalizado, precisam de novas estratégias para se manterem competitivos. A gestão desportiva, também ela, já não é a mesma de outros tempos.
Ter sucesso no futebol passa por alcançar bons resultados desportivos, mas não só. O aspeto financeiro não deixa de ser fulcral. Se o sucesso desportivo não estiver assente em bases económicas seguras, muito dificilmente se conseguirá ter bons resultados de forma contínua. Basta olhar para os clubes alemães para se perceber que resultados desportivos e lucros, frequentemente caminham juntos. No reverso da medalha, o Manchester City. Um clube com dinheiro, que conseguiu ser campeão na época passada, mas não deu continuidade aos resultados e viu-se, de novo, ultrapassado pelo vizinho, o Manchester United.
Para tal é importante delinear estratégias. Ter uma abordagem de fora para dentro, ou seja, olhar para os recursos disponíveis. Recorrer a uma estratégia de ajuste. A concorrência no mundo do futebol é grande e manter-se parado não é solução. É preciso estar sempre em movimento, à procura de novos mercados. Aqui, o aspeto da comunicação é importante. Os clubes podem e devem abrir-se ao mundo. Um clube de futebol não deve existir só nos dias dos jogos, tem de ir ao encontro da sua massa adepta e dos seus parceiros comerciais.
O mercado dos produtos desportivos é hoje importante e deve ser encarado com seriedade por parte dos clubes de futebol. Fora de Portugal já se olha com atenção para isso.
Mais uma vez, o caso alemão. Ao nível desportivo existe sucesso. Borussia de Dortmund e Bayern de Munique foram finalistas da Liga dos Campeões (considerada por muitos como uma das melhores finais dos últimos anos). Ao nível financeiro as coisas também vão de vento em popa. O Bayern de Munique fatura anualmente mais de 200 milhões de euros nos seus produtos comerciais: seja na venda de camisolas ou naming do estádio. Logo atrás o Borussia de Dortmund, com 98 milhões. Desta fatia, 30 milhões em merchandising. A estratégia está definida, não se pensa só em ganhar. Claro que isso é possível porque em partes também se comunica bem.
Alguns fatores que podem ajudar a desenvolver um clube de futebol:
- Desenvolver uma marca forte tendo em conta os valores do clube. É, por isso, importante controlar tudo o que se passa dentro e fora do campo;
- Conhecer bem o público que se pretende conquistar. Dar-se a conhecer de forma positiva. Na altura de desenvolver atividades comerciais com adeptos, seja na net ou nas lojas oficiais, é importante proporcionar-lhes uma experiência positiva com a marca (o que representa o clube);
- Estar atento ao mercado internacional. Realizar estágios no estrangeiro, definindo bem os mercados que se pretendem alcançar. Criar academias em países-chave para o desenvolvimento do clube.
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