A seleção portuguesa de futebol de sub-19 procura hoje qualificar-se para a final do Campeonato da Europa da categoria, ao defrontar a congénere da Sérvia em jogo das meias-finais da prova, que decorre na Lituânia.
Depois de ter perdido com a Itália a final de 2003, na última vez que marcou presença no jogo decisivo – e na única desde a competição passou de sub-18 para sub-19 -, Portugal volta tentar discutir o título, mas para isso terá de infligir a primeira derrota na prova à Sérvia.
A seleção balcânica obteve dois triunfos e um empate no grupo B, vencendo o agrupamento à frente da favorita França, enquanto a equipa lusa foi segundo posicionada na “poule” B, atrás da Espanha, com a qual perdeu por 1-0, antes de se impor à Holanda (4-1) e à anfitriã Lituânia (4-2).
O encontro, que se vai disputar em Kaunas, com início às 14:30 (hora de Lisboa), marcará também o reencontro de Emílio Peixe, selecionador de Portugal, e Ljubinko Drulovic, treinador da seleção sérvia, que jogaram juntos no FC Porto.
Na outra meia-final defrontam-se a Espanha e a França.