O clube brasileiro está em risco de ficar sem mais de metade do valor que vendeu o extremo promissor canarinho ao Shakhtar Donetsk. Um tribunal de Belo Horizonte ordenou o congelamento da quantia devido a dívidas ao fisco.
A notícia tem eco na imprensa brasileira e promete causar polémica nos próximos tempos. Dos 25 milhões pagos pelo clube ucraniano pelos direitos económicos de Bernard, o Atlético Mineiro pode ficar sem grande parte do dinheiro. Juntando ao facto que só detinha 80% do passe do jogador brasileiro, a justiça brasileira congelou 13 milhões de euros dos 25 milhões da transferência.
Mesmo assim, a transferência de Bernard para o conjunto ucraniano não se encontra em causa. A mudança de Bernard do Atlético Mineiro para o Shakhtar Donetsk é a quarta mais cara que envolve transferências de clubes brasileiros para o futebol europeu: Lucas Moura (PSG), Óscar (Chelsea) e Denilson (Bétis). Exclui-se destas contas a transferência de Neymar para o Barcelona, visto que ainda não está esclarecido o valor que chegou ao Santos.