De acordo com o especialista em futebol internacional Rui Malheiro, a resposta é um rotundo não. O jovem internacional brasileiro teria muito melhores condições para atingir o sucesso desportivo em pouco tempo se tivesse escolhido o FC Porto.
«Creio que seria melhor para a carreira dele assinar pelo FC Porto. Até porque é bom para o campeonato português receber jogadores com esta qualidade. Em termos de opção de carreira, creio que pensou mais na vertente financeira do que na desportiva», afiançou o comentador do Futebol Brasil Rui Malheiro.
Rui Malheiro continuou a sua análise à escolha de Bernard em ir jogar no futebol ucraniano ao invés de escolher o futebol português, mais exigente e que pode preparar melhor o jogador de 20 anos: «O campeonato ucraniano é bem menos exigente do que o português – que é bem defensivo e agressivo – e o Shakhtar tem vários jogadores que pode desempenhar a sua função, o que não significa que não se imponha e se torne num jogador extremamente valioso».
O especialista em futebol internacional apontou ainda que a evolução de Bernard em Portugal seria muito mais rápido que que estaria num elevado patamar no futebol europeu em um ou dois anos: «Do meu ponto de vista, à semelhança do que aconteceu com outros jogadores, poderia atingir, em Portugal, em 1-2 anos, um patamar para dar o salto para um dos maiores campeonatos europeus. Na Ucrânia, até pelo que vai auferir, o salto torna-se logo mais complicado. E é só comparar o número de jogadores que o FC Porto transferiu para grandes clubes/campeonatos com os do Shakhtar».