A avançada Vanessa Malho alertou hoje para a necessidade das sub-19 “controlarem as expectativas”, mantendo “os pés bem assentes na terra” antes do início do primeiro apuramento para o Campeonato da Europa de futebol feminino da categoria.
“Temos de manter os pés bem assentes na terra, porque sabemos que vamos encontrar bastantes dificuldades nestes desafios europeus, a nossa experiência anterior num Campeonato da Europa diz-nos isso e alerta-nos para a necessidade de nos superarmos em cada experiência”, disse Vanessa Malho, em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol.
Para a avançada, o pensamento da equipa está no apuramento mas lembra que a formação não se pode esquecer que antes de lá chegar tem dois jogos de preparação frente à República da Irlanda.
A jogadora, que foi eleita para o onze ideal do Europeu de 2012, na Turquia, considera que os estágios são necessários, já que o “grau de exigência aumenta com o passar do tempo”, e cada estágio “representa uma oportunidade para ser melhor”.
“Os estágios de preparação ajudam-nos bastante em termos físicos e técnicos, e os estágios competitivos, como o que vamos fazer na próxima semana com a República da Irlanda, ajudam-nos também em termos emocionais. É um orgulho muito grande jogar de quinas ao peito, ao mesmo tempo que pomos em campo aquilo que fomos treinando'', disse, referindo-se aos jogos agendados para 03 e 05 de setembro.
Depois dos encontros de preparação com a República da Irlanda, a equipa comandada por José Paisana vai disputar o primeiro apuramento para o campeonato da Europa, na Lituânia, frente à Estónia, Suécia e à equipa anfitriã.