O selecionador português de futebol feminino sub-19 ambiciona qualificar-se para a segunda fase do apuramento para o Europeu de 2014, iniciando o percurso na Lituânia, a partir de sábado.
“Deste primeiro percurso vão sair 24, temos alguma ambição de ficar entre essas seleções. Foi para isso que nos preparámos e que pedimos às jogadoras muita concentração e atenção, percebendo que não existem facilidades e cada detalhe tem importância”, disse José Paisana, em declarações à agência Lusa.
Para o treinador, pode “parecer fácil, à primeira vista, ficar entre 24 equipas” - pelo facto de começarem 45 equipas na primeira fase de qualificação -, mas tal “não é verdade” reconhece, adiantando que as “dificuldades são muitas e para todos”.
José Paisana considerou que o estágio realizado em Rio Maior “correu muito bem”, avançando que as novas jogadoras foram “bem integradas” e que “têm feito um esforço muito positivo para se tornarem mais grupo”.
“Trata-se de uma seleção muito nova em termos de relacionamentos, mas têm-se integrado muito bem. Em termos do crescimento como equipa as coisas não se conseguem de um dia para o outro, mas estamos a tentar de alguma forma, que adquiram, o melhor e o mais rápido possível, os conhecimentos para disputar o apuramento”, explicou.
O técnico lembra que a equipa está a trabalhar para esta nova fase desde 26 de agosto, tendo já disputado dois jogos particulares com a República da Irlanda, somando uma vitória e um empate, e com o “pouco tempo” decorrido tem “adquirido novas competências”.
Quanto às adversárias Lituânia, Estónia e Suécia (vencedora da edição de 2012), Paisana considera que praticam um futebol diferente daquele que é praticado no sul da Europa, onde se “joga com a bola no pé”, já para não falar nas diferenças físicas.
“São equipas morfológica e fisicamente muito fortes, jogam um futebol mais virado para o confronto físico, além de que a Lituânia tem o factor casa a seu favor. Não estamos à espera de facilidades”, sublinhou.
Apesar de nove das 18 jogadoras serem novas na equipa, José Paisana mostra-se confiante nas suas pupilas, salientando que as jovens estão igualmente “confiantes” e com “muita vontade que chegue o jogo de sábado”.
A seleção portuguesa de futebol feminino de sub-19 realizou o feito histórico em julho de 2012 ao qualificar, pela primeira vez, para as meias-finais do Europeu da categoria, que se disputou em Antalya, na Turquia.
O primeiro jogo de Portugal está agendado para sábado, com a Lituânia, para as 16:00 locais (14:00 portuguesas), no Estádio Marijampoles.
Dois dias depois, a equipa das “quinas” defronta a Estónia e a 26 de setembro é a vez de medir forças com a Suécia.