O treinador da seleção portuguesa de futebol sub-21, Rui Jorge, afirmou hoje que Portugal poderá dar ''um passo muito importante'' no apuramento para o Euro2015, caso consiga vencer o duplo confronto com Israel e Azerbaijão.
''Será um passo muito importante, porque estamos a falar de um número considerável de pontos, ainda para mais não perdendo nenhum. De qualquer forma, vamos encarar estes dois jogos como fazemos sempre, com o desejo de os vencer'', afirmou o técnico, em conferência de imprensa, realizada na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O antigo internacional português considera que os israelitas possuem ''um conjunto mais forte'' do que o Azerbaijão, embora alertando para o facto de os azeris crescerem quando jogam em casa.
''São adversários de nível diferente. Israel parece um conjunto mais forte, com um futebol mais ofensivo, com jogadores ágeis e com velocidade. Já o Azerbaijão não foi organizado contra Israel, mesmo em termos de agressividade não foram fortes, mas esta situação altera-se quando jogam em casa'', adiantou.
Por outro lado, Rui Jorge não atribuiu ''significado especial'' ao facto de Portugal ter marcado 16 golos nos últimos três jogos, com Suíça (5-2), Noruega (5-1) e Polónia (6-1), ainda que considerando terem sido ''três bons jogos, principalmente a nível defensivo, e com eficácia''.
Entre os 23 convocados para a dupla jornada de apuramento destaca-se a chamada do extremo Bruma, atualmente no Galatasaray, ele que esteve afastado das escolhas nacionais, em virtude do diferendo com o Sporting.
''É uma boa notícia para nós, estando ele em competição e ao nível em que está. Usufruímos bastante do que os atletas fazem nos clubes e, estando ele a ser utilizado, será uma mais-valia para nós'', concluiu.
Portugal recebe Israel, no dia 10 de outubro, na Marinha Grande, e cinco dias depois desloca-se ao Azerbaijão, em dois jogos da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2015, que terá lugar na República Checa.
Lista dos 23 convocados:
Guarda-redes: Daniel Fernandes (VfL Osnabruck, Ale), José Sá (Marítimo) e Luis Ribeiro (Sporting).
Defesas: Josué (Vitória de Guimarães), João Amorim (Vitória de Guimarães), Luis Martins (Gil Vicente), Miguel Rodrigues (Nacional), Paulo Oliveira (Vitória de Guimarães), Raphael Guerreiro (Lorient, Fra) e Tiago Ilori (Liverpool, Ing).
Médios: André Gomes (Benfica), Tó Zé (FC Porto), João Mário (Sporting), Luis Gustavo (Rio Ave), Rafa (Sporting de Braga), Sérgio Oliveira (Paços de Ferreira), Tiago Silva (Belenenses) e William Carvalho (Sporting).
Avançados: Betinho (Sporting), Bruma (Galatasaray, Tur), Iván Cavaleiro (Benfica), Ricardo (FC Porto) e Ricardo Esgaio (Sporting).