Numa longa entrevista que fez manchete na edição desta quinta-feira do jornal Mundo Deportivo, Deco falou sobre inúmeros assuntos. O jogador que brilhou no FC Porto (1998-04) e no Barcelona (2004-08) acredita que uma constante comparação entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo é bastante injusta.
«Para mim as comparações devem apenas ser feitas entre jogadores do mesmo estilo. Seria mais justo comparar Messi com Maradona e o Cristiano Ronaldo com Ronaldo, o 'Fenómeno'. Messi é a magia pura, Cristiano a potência. Para mim não são comparáveis porque têm estilos totalmente diferentes», justificou o retirado Deco, pouco surpreendido com a integração rápida de Neymar no estilo do Barcelona.
«Não me surpreende a adaptação dele porque conheço Messi, Iniesta, Xavi e Victor Valdés. O balneário do Barça é incrível e estes jogadores ajudam na integração», informou o luso-brasileiro, assumido fã de Andrés Iniesta.
«O Iniesta é fenomenal. Quando penso nele só me lembro de outro jogador parecido: Zidane. Para todos nós que estamos dentro do futebol, o Andrés Iniesta é brutal. Ele merece uma Bola de Ouro, mas o problema dele são Messi e Cristiano Ronaldo», lamentou Deco, que terminou a carreira no Fluminense com 36 anos, depois de uma série contínua de lesões.