Vicente del Bosque, atual melhor treinador do Mundo para a FIFA, levantou o véu sobre os nomes nos quais votou, como selecionador espanhol, para a Bola de Ouro 2013. O experiente técnico escolheu dois compatriotas (Xavi e Iniesta, os únicos espanhóis) e um estrangeiro.
«Votei em dois jogadores espanhóis. O terceiro, deixarei como incógnita», comentou Del Bosque, em declarações a um programa da rádio Cadena Cope. Em relação aos compatriotas, não será muito difícil adivinhar que os escolhidos se tratam de Xavi Hernández e Andrés Iniesta, os únicos espanhóis na lista de 23 finalistas revelada pela FIFA. Quando ao estrangeiro, tanto poderá ser Lionel Messi como Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic ou Falcao.
Quanto aos treinadores, o selecionador campeão da Europa e campeão do Mundo, não teve qualquer problema em tornar pública a sua escolha. Mesmo assim, sem revelar a ordem de votação. «Votei em Jupp Heynckes, Rafael Benitez porque é espanhol e campeão da Liga Europa, e Scolari, campeão na Taça das Confederações. Tive em conta os títulos, pois é o dado mais objetivo», explicou, deixando de fora o português José Mourinho.
De resto, Del Bosque assumiu esperar muitas dificuldades para a Espanha no Mundial-2014, a disputar no Brasil. «Não é que me considere temeroso, mas há equipas muito difíceis. Pode ganhar qualquer uma no rol de favoritos. Não digo que não aspiremos a ser campeões, mas não posso dizer que o vamos ser. O Brasil é candidato», finalizou.