Mereciam, mas não ganharam. Na opinião de Michel Platini, presidente da UEFA, Xavi e Andrés Iniesta seriam os vencedores mais justos da Bola de Ouro, em 2010. Os dois jogadores tiveram uma época repleta de conquistas com o Barcelona e ainda ganharam o Mundial ao serviço da Espanha.
«A Bola de Ouro 2010 deveria ter sido ganha por um espanhol. Xavi ou Iniesta mereciam. Mas acabou por vencer Messi, que é um enorme jogador e campeão. Mas em 2010, para mim, deveria ter levantado o prémio um futebolista de Espanha», referiu Platini, numa entrevista concedida ao jornal As.
Este ano, Michel Platini espera muita imprevisibilidade na escolha do vencedor. «Será a eleição mais difícil da História do troféu, sendo que os favoritos são Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Ribéry. Porque os dois primeiros são muito bons e o segundo ganhou tudo na temporada transata», acrescentou o máximo mandatário da UEFA, que admite que o alargamento do prazo de votação para melhor do Mundo poderá ser benéfico para CR7.
«É uma decisão da FIFA que coincidiu com a repescagem (via play-off) de Portugal para o Mundial-2014 e com os três golos de Cristiano Ronaldo na partida frente à Suécia. Pode ser que a FIFA o tenha feito para beneficiar CR7», concluiu.