Cristiano Ronaldo, avançado do Real Madrid, integra a equipa do ano de 2013 da UEFA, divulgada hoje no site oficial do organismo europeu e que deixa de fora do “onze” o argentino Lionel Messi.
Dois dias depois de ter recebido a Bola de Ouro, que distingue o melhor futebolista mundial do ano, Ronaldo repete a presença na melhor equipa de 2013, que já tinha integrado também nas escolhas da FIFPro, obtendo a segunda melhor votação entre os 11 eleitos e a primeira entre os avançados.
Com 420.391 votos dos cibernautas, correspondentes a 73 por cento do total de votantes, Ronaldo, que estabeleceu um recorde ao marcar pela oitava vez consecutiva presença entre os melhores da UEFA, bateu por larga margem o colega de setor, o sueco Zlatan Ibrahimovic, que obteve 45 por cento e relegou Messi para fora do “onze”.
Outro máximo foi o número de votos, que superou 6,3 milhões (mais um milhão em relação a 2012), com os utilizadores portugueses do site do organismo que rege o futebol mundial a assumirem-se como os mais ativos - com 137.521 participantes, de um total superior a 525.000 -, seguidos dos alemães e dos polacos.
O avançado argentino, designado melhor jogador mundial nos quatro anos anteriores, perdeu na segunda-feira a Bola de Ouro para Ronaldo, que a tinha conquistado pela primeira vez em 2008, numa corrida em que também esteve envolvido o médio francês Franck Ribéry.
Pela primeira vez desde 2007, Messi não faz dupla na frente de ataque com Ronaldo, deixando o FC Barcelona, recordista de presenças, com 38 jogadores “convocados” desde a edição inaugural, sem qualquer representante, algo que já não acontecia desde 2003.
Ao contrário de Messi, Ribéry não falhou a presença na equipa da UEFA, obtendo a terceira votação mais expressiva, sendo escolhido por 70 por cento, apenas superada pelas de Ronaldo e do alemão Philipp Lahm, colega de equipa no Bayern de Munique, que recebeu a preferência de 78 por cento dos votantes.
Tal como o avançado argentino, que viveu um ano invulgarmente pouco produtivo devido a várias lesões, Matic, médio do Benfica, e Jackson Martinez, avançado do FC Porto, os únicos futebolistas de equipas portuguesas submetidos a votação no site da UEFA, ficaram de fora dos 11 melhores.
A equipa do ano integra quatro jogadores do Bayern de Munique, campeão alemão, europeu e mundial, a começar pelo guarda-redes, o alemão Manuel Neuer, com Lahm e o austríaco David Alaba a contribuírem para uma defesa dominada pelos bávaros, mas na qual alinham também o espanhol Sergio Ramos (Real Madrid) e o brasileiro Thiago Silva (Paris Saint-Germain).
No meio campo, além de Ribéry, “jogam” ainda o galês Gareth Bale (Tottenham e Real Madrid) e os alemães Marco Reus (Borussia de Dortmund) e Mesut Ozil (Real Madrid e Arsenal), enquanto o ataque fica a cargo de Ronaldo, autor de 69 golos em 59 jogos oficiais em 2013 – novo máximo pessoal – e Ibrahimovic.
Onze ideal para os fãs do site da UEFA:
Guarda-Redes: Manuel Neuer (Bayern Munique/Alemanha - 372 mil votos)
Defesas: Philipp Lahm (Bayern Munique/Alemanha - 444 mil), Thiago Silva (PSG/Brasil - 359 mil), Sergio Ramos (Real Madrid/Espanha - 273 mil) e Alaba (Bayern Munique/Áustria - 361 mil)
Médios: Bale (Real Madrid/Tottenham/País de Gales - 279 mil), Marco Reus (Borussia Dortmund/Alemanha - 231 mil), Mesut Ozil (Real Madrid/Arsenal/Alemanha - 389 mil) e Franck Ribéry (Bayern Munique/França - 398 mil)
Avançados: Zlatan Ibrahimovic (PSG/Suécia - 256 mil) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid/PORTUGAL - 420 mil)