O selecionador português de futebol feminino, Francisco Neto, divulgou hoje uma lista de 25 jogadoras para o Euro2017, na qual incluiu Raquel Infante, Amanda da Costa e Suzane Pires.
É uma lista ainda provisória para o Europeu, competição que Portugal vai disputar pela primeira vez, de 16 de julho a 06 de agosto, mas da qual vão sair as 23 jogadoras definitivas que estarão na Holanda.
Em relação à última convocatória, para os jogos particulares a 08 e 11 de junho com o País de Gales, o selecionador português abdicou da defesa Joana Marchão, do Sporting, que teve a sua primeira internacionalização com o País de Gales.
O técnico fez regressar à convocatória a defesa Raquel Infante, do Levante, que esteve em dois jogos no apuramento, com Montenegro e Finlândia, bem como a médio Amanda da Costa e a avançada Suzane Pires.
Das escolhas fazem também parte Patrícia Morais, Ana Borges e Laura Luís, jogadoras que foram chamadas para os particulares com o País de Gales, mas acabaram, em fases diferentes, dispensadas, devido a lesões.
«A informação que temos é que a partir de dia 26 poderão integrar a equipa. O processo de recuperação de algumas lesões poderá ter alguns percalços, mas em virtude das lesões estarão totalmente recuperadas», esclareceu o técnico.
No Europeu, o técnico português defende que Portugal quer dar continuidade ao trabalho, num espírito igual àquele que levou a equipa a um histórico apuramento.
«É a primeira vez que estamos presentes, reconhecemos valor adversários, das 16 Portugal é a equipa com menor ‘ranking’, mas não isso não nos tira ambição. Foi a união, forma e coletivo que nos levou a este europeu, foi assim que encurtámos distâncias para as grandes equipas a Europa», disse.
Francisco Neto reconheceu que a 'responsabilidade é grande', mas disse entender que, antes de tudo, 'é uma honra imensa' para todos, num Europeu em que a meta é saber que se deu tudo no final de cada jogo.
«É um grupo de grande exigência, com um grau de dificuldade enorme, a Inglaterra foi terceira no Mundial, a Espanha a que se apurou com melhor ‘score’, a Escócia tem jogadoras provenientes do campeonato inglês», analisou o selecionador.
Um desafio que vai obrigar a que a equipa das ‘quinas’ se apresente na sua capacidade máxima: «só um Portugal ao mais alto nível pode dar resposta às exigências do jogo».
Portugal, integrado no Grupo D do Europeu feminino, começa por defrontar a Espanha, a 19 de julho, em Doetinchem, seguindo-se, a 23 de julho, a Escócia, em Roterdão, e a 27 a Inglaterra, em Tilburgo.
Na próxima semana, a 26 de junho, a seleção concentra-se em estágio para o Europeu, iniciando um período de trabalho de 11 dias até que Francisco Neto divulgue a 07 de julho as 23 ‘eleitas’ para o campeonato.
Lista de 25 convocadas:
Guarda-redes: Rute Costa (Sporting de Braga), Patrícia Morais (Sporting), Jamila Martins (Futebol Benfica).
Defesas: Carole (BV Cloppenburg/Ale), Matilde Fidalgo (Futebol Benfica), Mónica Mendes (FC Neunkirch/Sui), Sílvia Rebelo (Sporting de Braga), Raquel Infante (Levante/Esp).
Médios: Amanda da Costa (Boston Breakers/EUA), Andreia Norton (Sporting de Braga), Cláudia Lima (Boavista), Cláudia Neto (Linköpings FC/Sue), Dolores Silva (Sporting de Braga), Diana Gomes (Valadares Gaia), Tatiana Pinto (Sporting), Fátima Pinto (Sporting), Melissa Antunes (Sporting de Braga), Vanessa Marques (Sporting de Braga).
Avançadas: Ana Leite (Bayer Leverkusen/Ale), Ana Borges (Sporting), Carolina Mendes (Grindavik FC/Isl), Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Sporting de Braga), Laura Luís (Sporting de Braga), Suzane Pires (Santos/Bra).
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.