Vasco Botelho da Costa admite “sorte” mas destaca “atitude competitiva” do Moreirense
O treinador do Moreirense reconheceu momentos de dificuldade, mas valorizou a mentalidade da equipa na vitória sobre o Rio Ave.
O Moreirense regressou às vitórias na Liga Portugal Betclic ao vencer o Rio Ave por 2-1 em Vila do Conde, mas o treinador Vasco Botelho da Costa admitiu que a equipa enfrentou momentos complicados durante o jogo. A vitória permitiu à equipa subir ao sexto lugar da tabela, com 33 pontos.
Vasco Botelho da Costa começou por analisar o início do encontro, onde o Moreirense conseguiu controlar as ações do Rio Ave: “Até ao nosso golo tínhamos o jogo controlado, conseguimos ajustar-nos à mudança tática que o Rio Ave fez, estávamos a ser melhores e fizemos o golo, mesmo não criando muito.”
No entanto, após a vantagem inicial, a equipa mostrou-se demasiado confiante, segundo o treinador: “Depois foi um jogo típico de uma equipa que precisa de crescer, fomos muito sobranceiros a pensar que já estava tudo ganho, começámos a perder duelos, a pedir faltas, perdemos a calma, e estava mesmo a ver-se que ia entrar um golo na nossa baliza. Felizmente só entrou um.”
O intervalo serviu para recentrar a equipa, como explicou Botelho da Costa: “No intervalo tivemos de ter uma conversa e, na segunda parte, voltámos a controlar todos os momentos do jogo, tal como no início, embora nem sempre tão tranquilos.” O segundo golo, marcado por Stjepanovic aos 57 minutos, deu nova vantagem ao Moreirense, mas os últimos minutos foram de grande pressão.
O treinador reconheceu o desgaste físico no final do jogo: “Conseguimos marcar, mas nos últimos minutos começaram a acabar as ‘pilhas’ em alguns jogadores e percebemos que tínhamos de dar as mãos, defender, agarrar-nos uns aos outros para conseguir esta vitória.”
Apesar de admitir que a sorte também esteve do lado do Moreirense, Botelho da Costa destacou a importância da atitude competitiva: “Em alguns momentos tivemos sorte, mas foi algo que procurámos com uma atitude competitiva boa, que é indispensável para o nosso sucesso.”
A equipa de Moreira de Cónegos prepara-se agora para receber o Sporting na próxima jornada, num desafio que promete testar a consistência do Moreirense na luta pelos lugares cimeiros da Liga Portugal Betclic.


