O português Cristiano Ronaldo “bisou” hoje na goleada do Real Madrid em Amesterdão (4-0), tal como o brasileiro Matheus, mantendo o Sporting de Braga a sonhar na Liga dos Campeões de futebol, com o 2-0 ao Arsenal.
Em Braga, a equipa portuguesa aguentou o maior poderio do adversário, que tinha humilhado os minhotos em Londres (6-0), e conseguiu resolver a partida em dois contra-ataques perfeitos, protagonizados por Matheus, aos 83 e 90+3 minutos, na quinta ronda da fase de grupos da “Champions”.
Porém, o Sporting de Braga precisa de um resultado muito “gordo” na visita ao Shakhtar Donetsk, a 08 de dezembro, ou de um deslize do Arsenal para conseguir um lugar entre os derradeiros 16 “sobreviventes” da prova.
Ainda no Grupo H, o Shakhtar Donetsk impôs-se com facilidade na visita aos sérvios do Partizan Belgrado, que só contam só derrotas, por 3-0, graças a tentos de Stepanenko (52) e dos brasileiros Jadson (59) e Eduardo da Silva (68).
A seis dias da visita ao rival FC Barcelona, o Real Madrid garantiu o primeiro posto do Grupo G, ao bater o Ajax na sua Arena. O francês Benzema, aos 36 minutos, e Arbeloa, aos 44, facilitaram a tarefa dos “merengues”.
Na segunda parte, após de uma jogada em que o guarda-redes adversário e o “ferro” da baliza impediram o golo de “CR7”, o jogador madeirense elevou a vantagem dos forasteiros, assistido por Di Maria e com a colaboração de um defesa contrário, aos 70 minutos.
Ronaldo estabeleceu o 4-0 final na cobrança de uma grande penalidade, seguindo-se a gestão do resultado e até dos cartões amarelos por parte do treinador José Mourinho, tendo Xabi Alonso e Sérgio Ramos sido expulsos por acumulação.
O AC Milan, com golos do sueco Zlatan Ibrahimovic e do brasileiro Ronaldinho Gaúcho, respetivamente aos 64 e 90+1 minutos da visita ao Auxerre, confirmou a presença na próxima fase da competição.
No agrupamento F, o Olympique Marselha também garantiu um posto entre os apurados, ao bater o Spartak Moscovo por 3-0 na capital russa, graças aos golos de Valbuena (18), Rémy (54) e do brasileiro Brandão (68).
Por seu lado, o Chelsea manteve o estatuto de única equipa com pleno de vitórias, recuperando de desvantagem em casa diante dos eslovacos do Zilina. Bello inaugurou o marcador, aos 19, mas o francês Malouda e Sturridge, respetivamente aos 51 e 86 minutos, deram os 15 pontos em cinco partidas aos “blues”, que contaram com Paulo Ferreira a titular.
A AS Roma, na “poule” E, também recuperou de uma desvantagem caseira diante do Bayern Munique, que se adiantara graças a um “bis” de Mário Gomez. Borriello (49), De Rossi (81) e Totti (84), este de grande penalidade, inveteram a tendência no Estádio Olímpico de Roma.
Os bávaros seguem no topo, com 12 pontos, seguidos pelos “giallorossi”, com nove, enquanto os suíços do Basileia têm seis, após vencerem hoje e “arrumarem” os romenos do Cluj, com os lusos Nuno Claro, Tony e Cadu no “onze”, por 1-0, marcado por Almerares, aos 15 minutos.
Quarta feira, o Benfica representa Portugal em Israel, a contar para o Grupo B, visitando o Hapoel Telavive para se manter na corrida pelos “oitavos”, ao passo que o líder, Olympique Lyon, visita o segundo posicionado, Schalke04, na cidade alemã de Gelsenkirchen.