loading

Comentário: Portugal vence Alemanha e continua invicto no Euro de sub-17

A seleção portuguesa de futebol de sub-17 venceu hoje a Alemanha, por 1-0, com um golo de Pedro Rodrigues, e ratificou a passagem invicta às meias-finais do Europeu, a decorrer em Malta, nas quais defrontará a Inglaterra.

Comentário: Portugal vence Alemanha e continua invicto no Euro de sub-17
Futebol 365

Tal como tinha prometido o selecionador Emílio Peixe, garantida a passagem às meias-finais no jogo com a Suíça, Portugal alinhou com uma equipa constituída por jogadores menos utilizados, mas de igual rendimento aos habituais titulares.

Num encontro de caráter decisivo para a Alemanha, que aspirava ainda ao apuramento para as meias-finais, que viria a falhar para a Escócia, estiveram em evidência os estreantes Fábio Duarte (guarda-redes), Diogo Izata e Pedro Empis (laterais).

A primeira parte decorreu em ritmo lento, quase a passo, tendo escasseado as oportunidades de golo, apesar do cabeceamento de Fiore-Tapia, aos 38 minutos, ao poste da baliza de Portugal, na sequência de um canto cobrado por Phillipp Ochs.

A segunda parte foi bem diferente, e para melhor, com ambas as seleções a construírem e a desperdiçarem vários lances de golo iminente, uns por desacerto dos avançados, outros pelo acerto dos guarda-redes.

Aos 44 minutos, o guarda-redes Fábio Duarte tirou um golo quase certo dos pés de Fiore-Tapia, numa altura em que a Suíça, no outro jogo, até dava uma mão ao germânicos, ao vencer a Escócia, e, aos 45, foi a vez de João Carvalho desperdiçar uma oportunidade.

O festim de oportunidades perdidas continuou aos 47 minutos, com nova defesa de Fábio Duarte a negar o golo Benjamin Henrichs. Aos 48, Fiore-Tapia contorna Fábio Duarte e, com a baliza lusa deserta, rematou às malhas laterais.

Portugal chegou ao golo por Pedro Rodrigues (1-0), aos 51 minutos, na cobrança de um livre tenso, sobre a esquerda, para o poste mais distante da baliza germânica, que traiu o guarda-redes Timo Konigsmann com um ressalto de bola à sua frente.

Com a Escócia a dar a volta no jogo com a Suíça, e a enterrar as pretensões da Alemanha, Portugal foi tomando conta do jogo e esteve perto de dilatar, por várias vezes, a vantagem.

João Carvalho, aos 53 minutos, rematou de longe para defesa fácil de Timo Konigsmann, e Alexandre Silva, aos 56, ganhou em velocidade e força sobre a defesa contrária, mas rematou às malhas laterais.

Alexandre Silva protagonizou, em seguida, três oportunidades flagrantes para marcar, aos 70 minutos, num remate contra o guarda-redes germânico seguido de recarga para fora, e aos 71, num lance em que finta Timo Konigsmann e remate sem direção. Pedro Empiz, aos 72, também falha uma ocasião flagrante de golo.

Onze anos após a conquista do Europeu2003, última de Portugal, com uma seleção em que se destacavam João Moutinho, Miguel Veloso e Paulo Machado, e dez depois do bronze do Europeu2004, Portugal volta a marcar presença nas meias-finais.

Portugal surge nas meias-finais a disputar domingo com a Inglaterra, segunda classificada do Grupo A, atrás da Holanda, que irá medir forças com a Escócia, com um saldo de nove vitórias em nove jogos (qualificação e fase de grupos) e apenas com um golo sofrido.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?