O antigo selecionador português de futebol José Augusto afirmou hoje que Fernando Santos foi a “melhor escolha” para suceder a Paulo Bento no comando da equipa das “quinas”, assegurando que o técnico “vai estar à altura”.
“Neste momento é o mais qualificado, pela experiência vivida e participada em campeonatos da Europa e do Mundo, e penso que estará dentro do problema, apesar de ter de cumprir mais alguns jogos [de suspensão]. Mas, isso não é problema, o facto de não estar no banco não altera nada do que a equipa vai ter de fazer”, afirmou José Augusto.
O “magriço”, que fez parte da equipa técnica da seleção no Euro1984, desvalorizou uma possível ausência de Fernando Santos dos jogos oficiais de Portugal na qualificação para o Euro2016.
“É nos treinos que se promovem essas situações. Depois, terá o seu adjunto, que estará no banco, a dar continuidade às suas indicações de treino e palestra. Penso que foi realmente a melhor escolha e a que permite termos a noção exata da sua capacidade e conhecimento, para podermos contornar os jogos difíceis que vamos encontrar. Vai estar à altura”, frisou.
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou hoje que Fernando Santos vai suceder a Paulo Bento no comando técnico da seleção lusa, cujo próximo jogo está marcado para 14 de outubro, na visita à Dinamarca.
“Tem de haver neste momento e rapidamente um olho clínico sobre o que vão ser as convocatórias, tendo em conta a forma dos jogadores e, depois, a implantação de um sistema que possa resultar na Dinamarca”, referiu.
José Augusto disse ainda esperar que, atendendo ao conhecimento que Fernando Santos tem da seleção dinamarquesa, consiga “explorar os jogadores que estejam em melhor condição, num prazo curto, para corresponderem”.
“O tempo é curto e todas as horas têm de ser aproveitadas e eu penso que o Fernando Santos tem esse espírito de missão, para trabalhar no que vai ser mais importante. Não é um trabalho fácil, mas vai ter de ser muito trabalhado, sobretudo ao nível de motivar os jogadores para um conceito coletivo”, rematou.
Fernando Santos, de 59 anos, vai ser apresentado na quarta-feira como selecionador de Portugal, depois de ter orientado a Grécia nos últimos quatro anos, contando ainda passagens por clubes como Estoril-Praia, Estrela da Amadora, FC Porto, Sporting e Benfica, em Portugal, AEK Atenas, Panathinaikos e PAOK Salónica, na Grécia.