José Gomes, avançado do Benfica, de 17 anos, foi hoje eleito pela UEFA o “jovem talento da semana”, noticiou hoje o organismo que tutela o futebol europeu.
“Ajudou sobremaneira Portugal a vencer o Euro sub-17 em maio passado e entretanto tornou-se no mais jovem jogador a representar o Benfica na Europa: eis José Gomes, ou ‘Zé Golo’, se preferirem”, escreve a UEFA no seu site oficial.
Para a UEFA, José Gomes “é um finalizador natural, um ‘predador letal’ dentro da grande área, como se pôde ver no passado mês de maio durante o Euro Sub-17 (...) Os seus colegas de equipa colocam a bola na área para José Gomes fazer o resto – e o facto de cinco dos sete golos marcados na prova terem acontecido de cabeça ilustram bem o talento do avançado”.
A UEFA lembra que “o prodígio atacante do Benfica tem somente 17 anos, por isso, no curto prazo, deverá ter menos oportunidades para jogar quando os experientes Jonas e Raúl Jiménez recuperarem das respetivas lesões”.
“No entanto, caso continue a progredir como até agora, e consequentemente a acumular minutos em campo e experiência, poderá ter lugar entre os convocados de Portugal para o Euro sub-21, a disputar na Polónia no próximo verão”.