Portugal garantiu hoje a qualificação para a Superfinal da Liga Europeia de futebol de praia, ao golear o Azerbaijão por 9-3 na ronda inaugural da segunda etapa de apuramento, em Siofok, na Hungria.
A precisar de apenas um ponto para assegurar a presença entre os oito melhores que vão competir em Terracina, Itália, na Superfinal entre 14 e 17 de setembro, os pupilos de Mário Narciso confirmaram o claro favoritismo frente a uma seleção que se estreia no grupo A europeu.
O primeiro período foi o mais equilibrado e o Azerbaijão chegou mesmo a enviar duas bolas ao ferro, antes de, a apenas 11 segundos do fim dos 12 minutos, Be Martins disparar certeiro na zona central.
A segunda das partes foi pródiga em golos, a começar pelo pontapé de saída de Madjer que deu o 2-0, resultado que durou pouco mais de meio minuto, já que Sabir, entre o ‘capitão’ luso e o guarda-redes, desviou de cabeça para o 2-1.
Portugal estava no seu melhor período e 26 segundos depois Ricardinho, de cabeça, ‘voou’ para o 3-1, a passe de Bruno Novo, antes de Rui Coimbra, também de cabeça, fazer o 4-1.
Sabir demorou cinco segundos a reduzir a diferença, arrancando, em força, pelo meio da defesa, aguentando a pressão e atirar para o 4-2. Trinta e seis segundos depois, aos 18 minutos, Jordan Santos tabela com Leo Martins e faz 5-2.
Aos 24, a 28 segundos do fim do segundo período, Be Martins aproveitou recuperação ofensiva de companheiro para atirar para a descompensada baliza deserta (6-2).
Com o desafio resolvido à entrada para o terceiro parcial, bastava a Portugal controlar e Ricardinho, no ar, rematou cruzado ao ângulo oposto, enquanto Leo Martins (34) desviou para golo um atraso incauto de Hamid.
Pelo meio, Mammadov ‘fuzilou’ em pontapé de saída que na altura dava o 8-3.
Na primeira etapa, na Nazaré, Portugal tinha vencido os três jogos, com Itália, França e Suíça, embora neste último tenha recorrido ao prolongamento.
No sábado Portugal defronta a Polónia e no domingo a Bielorrússia.