O selecionador português de sub-17, Emílio Peixe, formulou esta quinta-feira o desejo de terminar o Europeu 2019, na República da Irlanda, entre os cinco primeiros de forma a conseguir estar presente na fase final do Campeonato do Mundo.
“Irá ser extremamente difícil, nós sabemos disso, dado que há outras seleções com muita qualidade e com jogadores que jogam num patamar muito acima. No entanto, temos este sonho e vamos lutar por ele”, disse Emílio Peixe aos canais de comunicação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Portugal está incluído no Grupo C da fase final da prova, que se realiza de 03 a 19 de maio, e defronta a Hungria na estreia da competição, no dia 04, a Rússia, a 07, e a Islândia, a 10.
“Vamos encarar jogo a jogo, aproveitando todas as oportunidades para crescer e para evoluir, coletiva e individualmente. Ao mesmo tempo, há a oportunidade de vivenciar esta fase final, que era a nossa grande meta”, referiu Emílio Peixe.
Numa breve análise aos adversários na fase de grupos, Emílio Peixe realçou a força física da Hungria, a competência técnica da Rússia e o facto de a Islândia ter ficado em primeiro lugar na Ronda de Elite, onde estava também a Alemanha.
Para ultimar a preparação para o Europeu2019, o selecionador nacional convocou 23 jogadores para estágio, que terá início em 22 de abril, na Cidade do Futebol, e de onde sairão os 20 a levar para a Irlanda do Norte, em 29 de abril.
Lista de 23 jogadores pré-convocados:
Guarda-redes: Samuel Soares (Benfica), Diogo Almeida (Sporting) e Sérgio Dutra (Vitória de Guimarães).
Defesas: Filipe Cruz (Benfica), Tomás Esteves (FC Porto), Eduardo Quaresma (Sporting), Tomás Araújo (Benfica), Rodrigo Rêgo (Sporting), Pedro Alves (FC Porto), Rafael Brito (Benfica) e Rafael Rodrigues (Benfica).
Médios: João Daniel (Sporting), Tiago Ribeiro (Mónaco/Fra), Paulo Bernardo (Benfica), Daniel Rodrigues (Sporting), Famana Quizera (Borussia Mönchengladbach/Ale) e Gonçalo Batalha (Sporting).
Avançados: Henrique Pereira (Benfica), Pedro Brazão (Nice/Fra), Bruno Tavares (Sporting), Gerson Sousa (Benfica), Tiago Tomás (Sporting) e Fábio Silva (FC Porto).