A seleção portuguesa de futebol de sub-17 foi hoje eliminada nos quartos de final do Europeu, que decorre na Irlanda, ao perder com a Itália por 1-0, em Dublin.
Um golo de Franco Tongya, aos 26 minutos, acabou com o sonho da equipa de Emílio Peixe, que se apuraria automaticamente para o Mundial do Brasil caso atingisse as meias-finais.
Campeão em 2003 e 2016, Portugal tinha chegado aos quartos de final na condição de segundo classificado do grupo C, logo atrás da Hungria.
Os transalpinos foram a equipa mais ambiciosa e perigosa na primeira parte, chegando ao intervalo na frente face a um golo de Franco Tongya, após assistência de Esposito.
Perto do descanso, Fábio Silva (44) quase empatou, mas o guarda-redes Molla brilhou e defendeu.
Em desvantagem, Portugal subiu de rendimento na etapa complementar, contudo o guarda-redes Molla revelou-se sempre atento, negando o golo a Tomás Araújo (63) e por duas vezes a Fábio Silva (77 e 90).
Das quatro equipas eliminadas nos quartos de final, as duas com melhor registo disputam na quinta-feira o 'play-off' de acesso à quinta vaga no Campeonato do Mundo: para isso os lusos necessitam de uma vitória da Hungria sobre a Espanha.
A Itália vai defrontar nas meias-finais a França, que na segunda-feira goleou a República Checa por 6-1.