A preparação da seleção feminina para o ‘play off’ de apuramento para o Mundial-2023 arrancou hoje, em Oeiras, Lisboa, com 20 das 25 convocadas para o confronto com a Bélgica, na quinta-feira em Vizela.
A seleção concentrou-se hoje na Cidade do Futebol, a caminho do ‘play off’, entre quinta-feira e 11 de outubro, ainda sem Inês Pereira, Tatiana Pinto e Joana Marchão, que se juntam ao grupo no domingo.
Andreia Jacinto e Diana Gomes, por seu lado, “irão integrar os trabalhos apenas na segunda-feira”, explica a Federação Portuguesa de Futebol, numa nota publicada no sítio oficial na Internet daquela instituição.
As comandadas de Francisco Neto têm dois treinos marcados para domingo, pelas 10:30 e pelas 17:30, e outras duas na segunda-feira, seguindo na terça-feira de Oeiras para Guimarães, ‘casa’ da equipa das ‘quinas’ durante o ‘play off’, que arranca frente às belgas.
A seleção portuguesa de futebol recebe a Bélgica pelas 18:00, no Estádio do Vizela, na primeira ronda do ‘play-off’ europeu de apuramento para o Mundial de 2022.
No caso de sair vitoriosa, a formação das ‘quinas’ enfrenta na segunda ronda a Islândia, em 11 de outubro, também a partir das 18:00, em Paços de Ferreira.
Se ultrapassar belgas e islandesas e for uma das duas melhores (pontos na fase de grupos, com primeiro, terceiro, quarto e quinto, e na segunda ronda do ‘play-off’) entre as três vencedoras da segunda ronda, Portugal qualifica-se para o Mundial.
Caso consiga o apuramento, mas como pior dos apurados, Portugal segue para um ‘play-off’ Intercontinental, que ditará as últimas três vagas, na Nova Zelândia (17 a 23 de fevereiro de 2023), com China Taipé, Tailândia, Camarões, Senegal, Papua Nova Guiné, Haiti, Panamá, Chile e Paraguai.
A fase final do Mundial feminino de 2023 realiza-se na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.