A seleção portuguesa foi ao Algarve conseguir a sua maior goleada de sempre, 9-0 ao Luxemburgo, que a deixa praticamente apurada para o Europeu 2024, com seis vitórias em seis jogos no grupo de apuramento.
Portugal, que se pode apurar já na sétima jornada, passa a ter 18 pontos - o seu melhor arranque de sempre -, mais cinco do que a Eslováquia, que hoje bateu o Liechtenstein por 3-0, e mais oito do que o Luxemburgo.
A luta pelo segundo lugar, que também vale a ida ao Euro2024, está longe de estar decidida, especialmente depois de a Islândia ter batido a Bósnia-Herzegovina, por 1-0. Após este resultado, ambas as seleções passam a ter seis pontos, quando ainda estão 12 em disputa.
A melhor exibição lusa da era Roberto Martinez prossegue um percurso perfeito, com um total de 24 golos marcados e nenhum sofrido.
Cristiano Ronaldo esteve de fora, por castigo, mas a sua ausência foi totalmente 'esquecida' pelo magnífico entendimento do ataque luso, com golos 'para todos os gostos'.
Gonçalo Inácio, que 'bisou', e Ricardo Horta estrearam-se a marcar pela seleção, com Gonçalo Ramos e Diogo Jota a 'bisarem' também, pertencendo a finalização dos restantes a Bruno Fernandes e João Félix.
O 9-0 é a maior goleada de sempre da seleção de Portugal, superando os 8-0 por três vezes conseguido, duas frente ao Liechtenstein e uma frente ao Kuwait.
A Eslováquia isolou-se no segundo lugar do grupo J, com a clara vitória hoje conseguida sobre o mais fácil dos adversários.
Em Bratislava, David Hancko marcou logo no primeiro minuto e, aos seis minutos, os anfitriões já venciam por três, após Ondrej Duda (03) e Robert Mak (06) também faturarem.
Com a vitória cedo assegurada, a Eslováquia não conseguiu dar mais volume à goleada.
Em Reiquejavique, foi preciso esperar pelos 90+1 minutos para ver o golo solitário de Alfreo Finnbogason, que relança a Islândia na 'corrida'.
Para o Grupo D, o País de Gales foi a Riga derrotar a Letónia, por 2-0, e continua com uma boa opção de qualificação.
Croácia e Turquia têm 10 pontos, País de Gales e Arménia sete e ainda há três jogos por realizar, exceto para a Croácia, que tem quatro.