Portugal, que já tinha garantido o apuramento para o Europeu 2024, assegurou esta segunda-feira o primeiro lugar do Grupo J de qualificação, ao golear por 5-0 na visita à Bósnia-Herzegovina.
No Estádio Bilino Polje, em Zenica, Cristiano Ronaldo começou a desenhar a vitória da equipa das 'quinas', ao apontar dois golos, um de grande penalidade aos 5 minutos e outro aos 20 minutos. Bruno Fernandes também deixou a sua marca no jogo ao marcar aos 25 minutos, seguido por João Cancelo aos 32 e João Félix aos 41.
Esta foi a primeira vez que a equipa das ‘quinas’, sob a orientação de Roberto Martínez, conquista oito vitórias seguidas em jogos oficiais, ultrapassando o recorde anterior de sete vitórias de Fernando Santos, alcançado durante a qualificação para o Europeu de 2016.
Com apenas duas partidas por disputar, ambas em novembro, Portugal solidificou a sua liderança no Grupo J com um total de 24 pontos, uma vantagem confortável de oito pontos em relação ao segundo classificado, a Eslováquia, que venceu por 1-0 o Luxemburgo, terceiro, com 11. A Islândia ocupa o quarto lugar com 10 pontos, à frente da Bósnia-Herzegovina com nove e do Liechtenstein, que está em último lugar sem qualquer ponto.