Cristiano Ronaldo e a presença da seleção portuguesa de futebol na Islândia ressaltam hoje nos jornais locais, mas é o apuramento inédito dos sub-21 islandeses para o Europeu da categoria que merece maior destaque.
A seleção portuguesa joga hoje na Islândia, a partir das 19:45 locais (20:45 em Lisboa), o quarto jogo de qualificação para o Europeu de futebol de 2012.
A Islândia, que perdeu os dois jogos já disputados no apuramento, segue na 100.ª posição do ranking FIFA e, talvez por isso, a comunicação social local não dê grande importância ao jogo.
Por isso, o destaque do Sport, por exemplo, vai por inteiro para a vitória por 2-1 da equipa de sub-21 na Escócia, que colocou pela primeira vez o país numa fase final de uma grande competição de futebol (Europeu de sub-21, em 2011, na Dinamarca).
Apesar de tudo, uma fotografia de Cristiano Ronaldo e o anúncio da sua presença no estádio Laugardalsvollur, já esgotado, também surge em nota de rodapé.
“Ronaldo esgota Laugardalsvollur”, desvenda o jornal desportivo.
Já segunda feira, o selecionador islandês tinha brincado com a presença do jogador do Real Madrid: “Foi ele que encheu o estádio, mas espero que o apoio seja para nós”, afirmou Olafur Johannesson, entre sorrisos.
O Fréttabladid anuncia “Escoceses abatidos”, com uma grande fotografia da festa dos jovens jogadores dos sub-21.
Ofuscado pelo inédito apuramento, Cristiano Ronaldo aparece na parte inferior da primeira página: “Jovens atraídos por presença de Ronaldo”, diz o diário, com a fotografia de três islandesas, “em delírio”, no treino de segunda feira.
Gylfi Sigurosson, no jornal DV, merece quase a totalidade da primeira página, com uma alusão ao autor dos dois golos do encontro realizado na Escócia.
“Grupo de fãs no Facebook não para de crescer. Gylfy é o Messi islandês e um dos melhores de sempre”, escreve o periódico.