A seleção da Bósnia-Herzegovina, adversária de Portugal na eliminatória de acesso ao Euro2012 de futebol, está “desejosa” de marcar presença num grande torneio e quer mostrar mais do que na primeira mão, agora no relvado do Estádio da Luz.
“A equipa está desejosa de ter sucesso. É altura de estar num grande evento. Somos um pequeno país e não temos tempo a perder porque nem sempre vamos ter uma seleção com esta qualidade”, vincou hoje o selecionador bósnio, Safet Susic, em conferência de imprensa no recinto lisboeta, na véspera do jogo.
Após um primeiro jogo marcado pela polémica em torno do relvado do estádio de Zenica, que levou a “equipa das quinas” a jogar sob protesto, Susic prognosticou uma partida “com golos, de certeza”, porque ambos os conjuntos têm grandes jogadores de ataque e “um futebol positivo”, rejeitando outro empate a zero.
“Vai ser imprevisível e só quando acabar é que se vai saber o resultado. Vai decidir-se por detalhes. Serão 90 minutos de combate e nenhuma das equipas vai ter um jogo fácil”, continuou o técnico, reconhecendo o “favoritismo de Portugal, no papel”.
Susic reiterou que Portugal tem a vantagem de “jogar em casa, ter mais experiência e ocupar o oitavo posto no ‘ranking’ da FIFA, face ao 21.º da Bósnia”.
“Houve muitas queixas pelo relvado de Zenica, mas isso também nos prejudicou. Também vamos poder demonstrar mais aqui neste relvado”, afirmou Susic, garantindo que os seus jogadores “não pensam noutra coisa que não a vitória” e que “há grande espírito de equipa”.
A presença de Cristiano Ronaldo, que esteve ausente no anterior “play-off” entre ambas a contar para o Mundial África do Sul2010, também foi destacada pelo treinador bósnio. Sem o avançado do Real Madrid, a seleção portuguesa, então orientada por Carlos Queiroz, venceu na Luz e em Zenica, por 1-0.
“Vamos tentar ser uma das equipas às quais ele (Cristiano Ronaldo) não consegue marcar golos. Já o conseguimos em Zenica, vamos tentar manter a mesma postura”, concluiu, sublinhando que “nestes dois anos a Bósnia também melhorou muito”.
O jogo entre Portugal e a Bósnia-Herzegovina está marcado para as 21:00 de terça-feira, no Estádio da Luz, e será dirigido pelo árbitro alemão Wolfgang Stark.