O secretário de Estado do Desporto e Juventude está “otimista” numa vitória de Portugal frente à Rússia e no apuramento para o Mundial2014 de futebol, apesar do terceiro lugar que ocupa no Grupo F europeu de qualificação.
“É importante amanhã [sexta-feira] ganhar o jogo e criar uma onda positiva para a que a coisa corra bem para consolidar possibilidade de ir ao Mundial. Os portugueses já não estão habituados a falhar fases finais e espero que estejamos todos lá mais uma vez”, afirmou Emídio Guerreiro.
O secretário de Estado do Desporto e Juventude falava aos jornalistas após a cerimónia de entrega dos Prémios 2013 do CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto 2013, que decorreu no Museu do Desporto, no Palácio da Foz, em Lisboa.
“Estou otimista quanto à classificação para o Mundial e tenho razões para isso porque confio no valor da equipa. Eu acredito que vamos ganhar à Rússia e acredito na classificação. Acredito eu e os 10 milhões de portugueses”, reforçou.
Antes, o CNID entregou aos seis contemplados os prémios de jornalismo de 2013, entre eles o fotojornalista da agência Lusa José Sena Goulão.
José Sena Goulão foi galardoado com o Prémio Nuno Ferrari, pelas fotografias ao futebolista do Benfica Carlos Martins e ao seu filho Gustavo, no Estádio da Luz, no final de um jogo com o Beira-Mar.
Cruz dos Santos, falecido a 16 de maio, foi distinguido, a título póstumo, com o Prémio Prestígio Fernando Soromenho, com família do ex-cronista da A Bola a receber o galardão.
Henrique Mateus, da TVI (Prémio Alves dos Santos, televisão), Teófilo Fernando, da Antena 1 (Prémio Artur Agostinho, rádio), Pedro Candeias, do Expresso (Prémio José Neves de Sousa, imprensa escrita), e Ana Proença, de O Jogo (Prémio Vítor Santos, revelação imprensa escrita) foram também agraciados pelo CNID.
Na mesma cerimónia tomaram posse os corpos sociais do CNID para o quadriénio 2013-2017, tendo novamente António Florêncio como presidente da Direção.
A seleção lusa recebe a Rússia na sexta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo com início às 20:45 horas, arbitrado pelo esloveno Damir Skomina, que assume caráter decisivo para o objetivo de marcar presença no Mundial de 2014, cuja fase final se vai realizar no Brasil.